ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

13. Senador Renan Calheiros (PMDB-AL) contratou "fantasma" exonerada por Sarney

Data de Divulgação

8.mar.2010

O escândalo

Reportagem publicada pelo site "Congresso em Foco" (aqui) em 8.fev.2010 revelou que o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) contratou a servidora Vânia Lins Uchôa Lopes, exonerada em 2009 pelo presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), acusada de receber dos cofres públicos sem trabalhar.

A assessora é casada com um primo de Renan, Ildefonso Tito Uchôa, apontado pela reportagem como laranja do senador em emissoras de rádio em Alagoas. Vânia é sócia do marido em uma agência de veículos investigada pela Polícia Federal por ter emprestado ao senador R$ 178 mil não declarados à Receita. Os dois casos resultaram na abertura de processos de cassação de Renan no Conselho de Ética do Senado. Em meio a várias denúncias, o senador escapou duas vezes da cassação em plenário, mas foi obrigado a renunciar à presidência da Casa em 2007.

Contratada desde abril de 2005, Vânia foi exonerada por José Sarney (PMDB-AP) no dia 29 de junho de 2009, dois dias após o jornal "Folha de S. Paulo" revelar que o nome dela figurava na relação dos funcionários do gabinete da presidência do Senado. No auge da crise dos atos secretos, que quase lhe custou o mandato, Sarney negou conhecer a assessora, atribuiu sua contratação ao ex-presidente Renan e a exonerou imediatamente do cargo. Na presidência, ela exercia uma função comissionada que lhe garantia um dos salários mais altos da Casa, de R$ 10 mil.

Essa é a quinta vez que a servidora é contratada para trabalhar no gabinete de Renan desde abril de 1996. (Aqui, os atos do Senado). Em março quando o caso foi revelado, o nome dela estava na lista dos assessores do senador no Portal da Transparência, do Senado. Na ocasião, Renan tinha, ao todo, 66 servidores subordinados a ele na Casa: os 32 lotados em seus gabinetes em Brasília e Maceió, e outros 34 na liderança do PMDB.

Em maio de 2009, Renan cedeu 26 passagens da cota do Senado para quatro personagens envolvidos nas acusações que resultaram em sua queda da presidência da Casa em 2007. Entre eles, o marido de Vânia, Tito Uchôa, e Carlos Santa Ritta.

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos