ESCÂNDALOS NO CONGRESSO

33.Vice de Serra emprega amigo que não trabalha no gabinete

Data de Divulgação

O escândalo

O deputado Indio da Costa (DEM-RJ), candidato a vice-presidente da República na chapa de José Serra (PSDB-SP), emprega em seu gabinete um amigo que não trabalha no local. A notícia foi publicada pela "Folha de S.Paulo", em 14.jul.2010. Na data de divulgação do escândalo, Indio estava licenciado do cargo de deputado por conta da campanha presidencial.

Paul Zachhau, segundo a "Folha", é o amigo de Indio que recebe salário da Câmara sem trabalhar no gabinete do deputado, em Brasília, nem no escritório do político, no Rio. Ele e o deputado são parceiros de voos de ultraleve num aeroclube do Rio, informou o jornal.

"Zachhau foi nomeado secretário parlamentar por Indio em novembro de 2008. Segundo a assessoria do deputado, ele recebe R$ 540 mensais, sem gratificações", noticiou a "Folha".

Outro lado
A assessoria de imprensa de Indio explicou à "Folha" que Zachhau acompanha o deputado em agendas no Rio, inclusive em viagens pelo interior do Estado, para cumprir atividades de deputado. A equipe de Indio ainda disse que a função de Zachhau nas viagens do deputado é "assessorá-lo como secretário parlamentar".

Ao telefone, a reportagem da "Folha" questionou Zachhau sobre suas atribuições de secretário parlamentar. Ele se limitou, segundo texto publicado pelo jornal em 14.jul.2010, a passar o número de telefone da secretária de Indio "para mais informações".

O que aconteceu?

Nada.

UOL Cursos Online

Todos os cursos