Topo

Ciro enaltece Lula, mas apresenta PSB como terceira via em programa eleitoral

Do UOL Notícias

Em São Paulo

18/02/2010 20h50

Atualizado às 21h10

Em programa eleitoral do PSB, exibido na noite desta quinta-feira (18), o deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República, não confirmou se disputará a sucessão eleitoral. Apesar de enaltecer o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro colocou seu partido como uma “terceira via” ao que ele chamou de “Corinthians x Palmeiras” ou “Fla-Flu” partidário, simbolizado pela disputa entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra.

Veja o programa eleitoral do PSB

“Queria falar da liderança extraordinária de Lula. Pela primeira vez, alguém dedicou atenção e recursos à população pobre, com o aumento do salário mínimo, o crédito popular e o Bolsa Família. Sempre estivemos firmes nesse projeto, mesmo quando os que hoje se dizem amigos de Lula não estavam do seu lado”, disse.

“Esse clima de Corinthians e Palmeiras, esse Fla-Flu partidário que leva o cidadão-eleitor a votar no partido A com medo do partido B é ruim para o Brasil e muito arriscado para o projeto que estamos construindo. Temos que preservar as conquistas [alcançadas no atual governo] e avançar", acrescentou o deputado, que comandou o programa eleitoral em seus 10 minutos de duração.

Além de Ciro, o programa teve a participação dos três governadores do PSB - Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Wilma de Faria (RN) -, apresentados pelo próprio pré-candidato à Presidência. Após as falas dos governadores e a apresentação das ações do partido nos três Estados em que governa, Ciro encerrou o programa com uma síntese da ideia defendida pelo PSB: "Não podemos perder a oportunidade de consolidar as melhorias de Lula e avançar. O PSB se apresenta a você como opção do futuro".

Ciro não monopoliza inserções nos Estados
Apesar de ter conduzido todo o programa eleitoral do PSB, Ciro Gomes não irá monopolizar as inserções nos Estados onde seu partido deverá lançar candidatura própria a governador, informou a Folha de S. Paulo em matéria publicada ontem (17). Pelo menos em sete Estados - incluindo São Paulo e Espírito Santo - as entradas (distribuídas ao longo da programação) serão destinadas à promoção do candidato a governo.

A última pesquisa eleitoral sobre a sucessão presidencial, feita pelo Ibope, sob encomenda da Associação Comercial de São Paulo, aponta que Ciro tem 11% das intenções de voto, mesmo percentual de Marina Silva (PV). Serra lidera com 36%, e Dilma está com 25% das intenções de voto. Em dezembro, Serra tinha 38%, Dilma 17% e Ciro 13% das intenções de voto.