Ciro enaltece Lula, mas apresenta PSB como terceira via em programa eleitoral

Do UOL Notícias

Em São Paulo

Atualizado às 21h10

Em programa eleitoral do PSB, exibido na noite desta quinta-feira (18), o deputado federal Ciro Gomes, pré-candidato à Presidência da República, não confirmou se disputará a sucessão eleitoral. Apesar de enaltecer o governo de Luiz Inácio Lula da Silva, Ciro colocou seu partido como uma “terceira via” ao que ele chamou de “Corinthians x Palmeiras” ou “Fla-Flu” partidário, simbolizado pela disputa entre a petista Dilma Rousseff e o tucano José Serra.

Veja o programa eleitoral do PSB

“Queria falar da liderança extraordinária de Lula. Pela primeira vez, alguém dedicou atenção e recursos à população pobre, com o aumento do salário mínimo, o crédito popular e o Bolsa Família. Sempre estivemos firmes nesse projeto, mesmo quando os que hoje se dizem amigos de Lula não estavam do seu lado”, disse.

“Esse clima de Corinthians e Palmeiras, esse Fla-Flu partidário que leva o cidadão-eleitor a votar no partido A com medo do partido B é ruim para o Brasil e muito arriscado para o projeto que estamos construindo. Temos que preservar as conquistas [alcançadas no atual governo] e avançar", acrescentou o deputado, que comandou o programa eleitoral em seus 10 minutos de duração.

Além de Ciro, o programa teve a participação dos três governadores do PSB - Eduardo Campos (PE), Cid Gomes (CE) e Wilma de Faria (RN) -, apresentados pelo próprio pré-candidato à Presidência. Após as falas dos governadores e a apresentação das ações do partido nos três Estados em que governa, Ciro encerrou o programa com uma síntese da ideia defendida pelo PSB: "Não podemos perder a oportunidade de consolidar as melhorias de Lula e avançar. O PSB se apresenta a você como opção do futuro".

Ciro não monopoliza inserções nos Estados
Apesar de ter conduzido todo o programa eleitoral do PSB, Ciro Gomes não irá monopolizar as inserções nos Estados onde seu partido deverá lançar candidatura própria a governador, informou a Folha de S. Paulo em matéria publicada ontem (17). Pelo menos em sete Estados - incluindo São Paulo e Espírito Santo - as entradas (distribuídas ao longo da programação) serão destinadas à promoção do candidato a governo.

A última pesquisa eleitoral sobre a sucessão presidencial, feita pelo Ibope, sob encomenda da Associação Comercial de São Paulo, aponta que Ciro tem 11% das intenções de voto, mesmo percentual de Marina Silva (PV). Serra lidera com 36%, e Dilma está com 25% das intenções de voto. Em dezembro, Serra tinha 38%, Dilma 17% e Ciro 13% das intenções de voto.
 

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos