Topo

Instituto de Lula deve abrir em sessenta dias

Maurício Savarese <br> Do UOL Notícias

Em Osasco (SP)

19/04/2011 14h07

O Instituto Luiz Inácio Lula da Silva deverá iniciar as atividades dentro de dois meses, tendo como foco uma reforma política no Brasil e o combate à pobreza em todo o mundo. A informação foi dada nesta terça-feira (19) por Paulo Okamotto, assessor próximo do petista e que trabalha com ele no Instituto Cidadania, em São Paulo.

De acordo com ele, o novo instituto não buscará verbas públicas para exercer atividades não-governamentais. "Esse não é o nosso negócio. Vamos nos centrar na figura do presidente", disse Okamotto, após encontro de Lula com lideranças do PT no Estado de São Paulo.

O presidente em exercício do PT, Rui Falcão, disse mais cedo que o ex-presidente ouvirá partidos políticos e movimentos sociais para formatar uma proposta de reforma política a ser levada ainda neste ano ao Congresso Nacional.

Para promover seu instituto, Lula fará uma série de viagens ao exterior, principalmente para a África, onde receberá prêmios e títulos de doutor honoris causa.

Desde que deixou o Palácio do Planalto, ele despacha ocasionalmente na modesta sede do Instituto Cidadania, no bairro do Ipiranga, zona sul de São Paulo. A sede do novo instituto ainda não tem endereço definido.