Topo

Cinzas de Itamar Franco são depositadas no túmulo de sua mãe em Juiz de Fora (MG)

Dilma ao lado de FHC no velório de Itamar Franco - Rodrigo Lima/UOL
Dilma ao lado de FHC no velório de Itamar Franco Imagem: Rodrigo Lima/UOL

Ricardo Miranda

Especial para o UOL Notícias<br>Em Juiz de Fora (MG)

08/07/2011 13h22

As cinzas do ex-presidente Itamar Franco foram colocadas no túmulo de sua mãe, Itália Cautiero Franco, no Cemitério Municipal de Juiz de Fora, na manhã desta sexta-feira (8).

A cerimônia, fechada a parentes e amigos, contou com honras militares de chefe de Estado e durou cerca de 30 minutos. Em um pequeno culto, celebrado pelo monsenhor Miguel Falabella de Castro, foi relatado o desejo do ex-presidente de ser sepultado ao lado da mãe. Em seguida, as duas filhas do ex-presidente, Georgiana e Fabiana, depositaram as cinzas no túmulo.

Itamar morreu sábado, aos 81 anos, em São Paulo, em decorrência de um acidente vascular cerebral. Ele estava internado desde o dia 21 de maio, quando foi diagnosticado com leucemia. Atendendo a um pedido pessoal, seu corpo foi cremado na segunda-feira (4) em Contagem, região Metropolitana de Belo Horizonte (MG).

O acervo pessoal do ex-presidente, que integra o Memorial Itamar Franco, deve permanecer em Juiz de Fora. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) pleiteou o material, mas ainda não há definição sobre seu destino. O ex- senador Eliseu Resende, morto em janeiro deste ano, apresentou uma emenda orçamentária no valor de R$ 100 mil para construção de um prédio para abrigar o Memorial Itamar Franco.