Topo

Ministério dos Transportes exonera 22º funcionário em meio à crise

Do UOL Notícias

Em São Paulo

01/08/2011 08h08Atualizada em 01/08/2011 10h34

A edição desta segunda-feira (1º) do Diário Oficial da União traz publicada a exoneração de Marcelino Augusto Santos Rosa, coordenador de Segurança e Engenharia de Trânsito da Diretoria de Infraestrutura Rodoviária do Departamento Nacional de Infraestrutura dos Transportes (Dnit). A saída do coordenador é assinada pelo ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos.

A assistente técnica Maria de Fátima Gurgel Faria, do Departamento de Desenvolvimento e Logística, da Secretaria de Gestão dos Programas do Ministério dos Transportes também foi exonerada oficialmente do cargo. A exoneração foi assinada pelo secretário-executivo da pasta Miguel Mário Bianco Masella.

Os eliminados do "BBB" do Ministério dos Transportes

Envolvido em uma crise de má administração e suspeitas de corrupção, o Ministério dos Transportes afastou nesta segunda-feira (1º) o 22º funcionário em um mês.

Rosa foi exonerado após denúncias publicadas pelo jornal "O Globo", de acordo com a assessoria de imprensa do órgão.

Segundo o jornal, a mulher de Rosa tem negócios com o Dnit. Sônia Lado Duarte Rosa trabalha como procuradora de oito empresas ligadas ao órgão, muitas delas na área de sinalização de rodovias. Mais cedo, o titular da pasta, Paulo Sérgio Passos, afirmou que a presidente Dilma Rousseff preencherá os cargos vagos até a próxima segunda-feira (1).

Entre os afastados pela crise, estão o agora ex-ministro Alfredo Nascimento e o diretor-geral do Dnit, Luiz Antonio Pagot. Membros do PR e do PT perderam os cargos depois de denúncias da revista "Veja", indicando que o Ministério dos Transportes servia como um meio de arrecadar recursos eleitorais para partidos políticos.

Passos afirmou também que as mudanças no ministério afetaram o desempenho da pasta no PAC2 (Programa de Aceleração do Crescimento). Ele disse ainda que a reestruturação da pasta vai privilegiar quadros técnicos, e não políticos.