Presidente da Câmara de Uberlândia (MG) xinga estudantes durante protesto
O presidente da Câmara de Vereadores de Uberlândia (556 km de Belo Horizonte), Vilmar Resende (PP), revidou protesto de estudantes com xingamentos, na sessão desta quinta-feira (22), e provocou reações de seus próprios pares de Legislativo.
Quatro vereadores da oposição pretendem protocolar na próxima semana o pedido de avaliação de Resende na Comissão Especial de Inquérito da Casa para checar se houve quebra de decoro parlamentar. A análise do pedido, porém, deve ser feita somente em fevereiro, quando os trabalhos serão retomados.
Um grupo de estudantes e servidores protestavam contra o aumento de 54% no salário dos vereadores, que passa de R$ 9.755 para R$ 15.031 na próxima legislatura, quando um estudante teria ofendido o presidente, o chamando de “vagabundo”.
Resende revidou ao xingamento com palavrões, e a frase foi parar na página “Sessão em tempo real” da Câmara dos Vereadores, retirada a pedido dele logo após o término da sessão.
A transmissão da sessão pela TV Legislativa ficou fora do ar por cerca de vinte minutos. O corte, conforme o diretor de comunicação da Câmara, Ademir Reis, foi devido a uma pane no sistema. “Poderia ter acontecido com qualquer outra televisão. Não foi intencional, foi um problema técnico”, informou.
Mas a frase do vereador acabou sendo registrada também por um internauta, que divulgou o vídeo na rede. “Foi uma atitude lamentável e uma falta de respeito com o cidadão. É preciso que haja uma avaliação dessa conduta, assim como foi feito comigo”, disse Delfino Rodrigues (PT), avaliado em junho deste ano, após uma discussão com os membros da mesa diretora.
Em entrevista a um jornal local, Resende pediu desculpas pelo acontecimento e disse que se exaltou no momento do xingamento. O UOL Notícias tentou falar com o presidente na tarde de hoje, mas ele não atendeu a nenhum dos telefonemas, e como não houve sessão na Casa, não foi possível localizá-lo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.