Topo

PSOL protocola representação contra deputados acusados de vender emendas

Da Agência Câmara

28/06/2012 13h21

Os deputados do PSOL Ivan Valente (SP) e Chico Alencar (RJ) entregaram ao presidente da Câmara, Marco Maia, representação, contra os deputados João Carlos Bacelar (PR-BA) e Marcos Medrado (PDT-BA), baseada em reportagem do jornal O Globo sobre um suposto esquema de compra e venda de emendas por estes dois parlamentares, com participação do deputado Geraldo Simões (PT-BA).

O ofício tem que passar pela Presidência antes de ser encaminhado ao Conselho de Ética.

Na semana passada, o PSOL já havia protocolado a denúncia, contra Marcos Medrado e Geraldo Simões, na presidência da Câmara para que ela fosse encaminhada à Corregedoria.

Ivan Valente afirmou que o caso não pode ser esquecido. “Este caso do Bacelar é gravíssimo porque desvaloriza a Câmara e o instituto das emendas parlamentares. Pedimos ao Conselho de Ética que investigue e puna os deputados envolvidos nesta questão”, pediu.

Valente também falou sobre deputados envolvidos. “O Bacelar tem contra ele provas, depoimentos e gravações. O Marcos Medrado é réu confesso porque confirmou que havia venda de emendas. Esperamos que a investigação chegue a outros parlamentares e que aqueles que praticaram estes desvios sejam punidos”, defendeu.

Marco Maia negou, na semana passada, que haja um esquema generalizado de compra e venda de emendas parlamentares. “A denúncia, que deve ser investigada, envolve apenas três deputados. Na grande maioria dos casos, a aplicação das emendas se dá conforme a lei". Maia acredita que as emendas são o instrumento mais democrático para aproximar o Parlamento do cidadão comum na aplicação dos recursos públicos.