Topo

Prefeito em exercício de Natal renuncia ao cargo

Elendrea Cavalcante

Do UOL, em Natal

13/12/2012 22h23

Prefeito de Natal (RN) desde o último dia 1º de novembro, Paulinho Freire (PP) renunciou na tarde desta quinta- feira (13) ao cargo. Em seu lugar, foi diplomado, hoje, o vereador Ney Lopes Júnior. Ele governará a capital do Rio Grande do Norte até o próximo dia 31 de dezembro.

Paulinho Freire foi eleito vereador por Natal no pleito de outubro deste ano. Ele era o vice na prefeitura de Micarla de Souza (PV), que deixou o Executivo Municipal por determinação da Justiça em virtude de de seu possível envolvimento em um esquema de fraudes que envolveria empresas prestadoras de serviços ou fornecedoras de produtos contratados pelo município para gerir unidades de saúde na cidade.

Hoje, ao entregar a carta-renúncia ao presidente da Câmara de Natal, Edivan Martins, no Palácio Felipe Camarão, sede da Prefeitura de Natal, Paulinho afirmou ter tomado a decisão porque precisará ser diplomado vereador nesta sexta-feira (14), assim como os demais eleitos na cidade.

Ele lembrou a situação na qual encontrou a prefeitura. “Encontramos a administração municipal numa situação de extrema fragilidade, do ponto de vista administrativo e financeiro, com parte dos salários de outubro em atraso."

Paulinho disse também seu  conjunto de ações durante os 43 dias de gestão. “Conseguimos evitar novos bloqueios nas contas do município e reverter outros. Determinamos a redução de despesas, a extinção de algumas secretarias e a exoneração de mais de uma centena de cargos comissionados”, afirmou, entre outras ações.

O presidente da Câmara de Natal, Edivan Martins, registrou o recebimento da renúncia do prefeito e, como era o sucessor direto ao cargo, ressaltou que também iria abdicar do direito de exercer a função de prefeito do município.

Com a renúncia de Paulinho Freire e a abdicação do cargo por Edivan Martins, quem assumiu a Prefeitura de Natal foi o vice-presidente da Câmara, Ney Lopes Júnior, empossado ainda nesta quinta-feira (13).

“Apesar do pouco tempo, será uma missão árdua. Já tenho como metas algumas prioridades que envolvem, principalmente, o pagamento do funcionalismo público e a garantia dos serviços essenciais para a população”, destacou o prefeito Ney Lopes Júnior.