Topo

Câmara cancela audiência com ministro do Trabalho sobre denúncias de irregularidades

Da Agência Câmara, em Brasília

30/09/2013 12h18Atualizada em 30/09/2013 13h20

A Comissão de Fiscalização Financeira e Controle convidou o ministro do Trabalho, Manoel Dias, para falar sobre o suposto desvio de verbas públicas em contratos do ministério celebrados com organizações não governamentais. (ONGs). A audiência, que seria realizada nesta terça-feira (1º), no entanto, foi cancelada.

“São irregularidades nos repasses de recursos e nos diversos procedimentos exigidos por lei que, em tese, caracterizam o crime de corrupção e improbidade administrativa”, explica o deputado Fernando Francischini (PEN-PR), que propôs o debate.

No último dia 3, a Polícia Federal prendeu oito pessoas durante uma operação que apura irregularidades no repasse de até R$ 47,5 milhões do Ministério do Trabalho para a ONG Centro de Atendimento ao Trabalhador (Ceat).

Francischini ressalta que a audiência permite à comissão acompanhar e fiscalizar as ações do Poder Executivo, “além de dar a oportunidade do chefe daquela pasta explicar o que houve de fato naquele ministério e apontar os possíveis culpados”.