Topo

Secretário tucano de SP disse que teve contato profissional com lobista

16.mai.2012 - Secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes - Leandro Moraes/UOL
16.mai.2012 - Secretário estadual de Transportes, Jurandir Fernandes Imagem: Leandro Moraes/UOL

Wellington Ramalhoso

Do UOL, em São Paulo

21/11/2013 14h00

O secretário de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo, Jurandir Fernandes, afirmou nesta quinta-feira (21) ter mantido contato estritamente profissional com Artur Teixeira, apontado como lobista do esquema de corrupção no setor metroferroviário paulista.

Fernandes disse que, em sua gestão à frente da pasta, encontrou Teixeira por três vezes. “Duas vezes ele acompanhou um grupo de portugueses e uma vez veio apresentar a empresa dele”, declarou. “Estou muito tranquilo”.

Segundo reportagem desta quinta (21) do jornal "O Estado de S.Paulo", o ex-diretor da empresa alemã Siemens Everton Rheinheimer afirmou ao Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) que “presenciou o estreito relacionamento” de Teixeira com políticos como Fernandes, o senador Aloysio Nunes Ferreira (PSDB) e o secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Garcia.

A reportagem também afirma que o secretário estadual da Casa Civil, Edson Aparecido, foi apontado como recebedor de propina de multinacionais suspeitas de participar do cartel dos trens em São Paulo entre 1998 e 2008.

Jurandir Fernandes disse desconhecer o envolvimento de Aparecido e afirmou que quer ver se Everton Rheinheimer sustentará as denúncias que fez. O secretário se declarou disposto a prestar depoimento e a colaborar com a investigação.