Presidente da Alerj passa por cirurgia para retirar bexiga e parte da próstata

Do UOL, no Rio

  • Armando Paiva/Agif/Estadão Conteúdo

Durou cerca de 6h30 a cirurgia do presidente licenciado da Alerj (Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro), Jorge Picciani (PMDB), realizada nesta terça-feira (18). Ele foi internado na segunda-feira (17) pela manhã no Hospital Copa Star, em Copacabana, para retirada da bexiga e próstata, após a confirmação de um câncer.

De acordo com a assessoria da Alerj, a operação foi bem-sucedida. Ele está na UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) e deve permanecer internado no hospital por 15 dias. Segundo a equipe médica, não serão necessárias novas sessões de quimioterapia e radioterapia.

A previsão é que Picciani passe o próximo mês em repouso e retorne à presidência da assembleia no início de setembro. Um dos principais caciques do PMDB no Estado, o político é conhecido por controlar a base do governador Luiz Fernando Pezão na Alerj.

Pezão também tirou licença nesta semana para cuidar da saúde nesta semana e volta na próxima segunda (24). À frente do Estado, está o vice-governador, Francisco Dornelles, 82.

A Assembleia Legislativa está em recesso durante este mês, e as sessões plenárias terão início no dia 1º de agosto. Picciani ficará afastado das atividades legislativas até 30 de agosto. Nesse período, o segundo vice-presidente da Casa, André Ceciliano (afastado do PT), ocupará a presidência interinamente. O primeiro vice-presidente, Wagner Montes (PRB) também está afastado do cargo há mais de dois meses para tratamento de saúde.

Desde abril, quando foi diagnóstico com câncer na bexiga, Picciani vinha se ausentando da assembleia, mas ainda não havia pedido licença médica. No fim de 2010, o deputado teve câncer no mesmo órgão.

O peemedebista preside a Alerj desde fevereiro de 2015. Antes, havia ocupado o mesmo cargo em quatro mandatos consecutivos entre 2003 e 2010.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

Veja também

UOL Cursos Online

Todos os cursos