Topo

Comandante diz que Exército não punirá general que defendeu intervenção militar

Villas Bôas citou o Rio como exemplo de intervenção feita pelo Exército Imagem: Reprodução/Rede Globo

Do UOL, em São Paulo

20/09/2017 02h34Atualizada em 20/09/2017 13h04

O comandante do Exército brasileiro, general Eduardo Villas Bôas, disse que não haverá punição ao general Antonio Hamilton Martins Mourão, secretário de economia e finanças da corporação, pelas declarações em que sugere a possibilidade de intervenção militar no país. Em palestra numa loja maçônica de Brasília na sexta-feira (15), Mourão respondeu a uma pergunta sobre a eventualidade de uma intervenção militar constitucional. Na resposta, ele disse que os militares poderão ter de "impor isso [intervenção]" e que essa "imposição não será fácil".

"Esta questão está resolvida internamente. Punição não vai haver. A maneira como Mourão se expressou deu margem a interpretações amplas, mas ele inicia a fala dizendo que segue as diretrizes do comandante. E o comando segue as diretrizes de promover a estabilidade, baseada na legalidade e preservar a legitimidade das instituições", disse Villas Bôas em entrevista ao programa "Conversa com Bial", da TV Globo, na madrugada desta quarta-feira (20).

Questionado sobre se, com a declaração, Mourão não teria quebrado a hierarquia militar, Villas Bôas disse que entre as atribuições das Forças Armadas está aplicar a lei e a ordem para defesa da pátria e das instituições, o que só poderá ocorrer por requisição de um dos poderes ou na iminência de um caos. "Quando ele fala de aproximações sucessivas, ele fala também das eleições que se aproximam [em 2018]. É preciso ver o ambiente em que ele estava. Ele não fala pelo alto comando", afirmou Villas Bôas.

Veja também

Villas Bôas citou ainda o Rio de Janeiro como exemplo de intervenção feita pelo Exército a pedido do Poder Executivo daquele Estado.

General fala em intervenção militar contra corrupção

UOL Notícias

Sobre o período da ditadura militar (1964-1985), Villas Bôas disse ainda que é "necessário entender aquele momento nas circunstâncias que haviam ali." Para ele, o mundo, que vivia o período da Guerra Fria, passava por um período de "intensa polarização de pensamento, que levou a uma exigência da própria sociedade para que se fizesse uma intervenção". Para o general, o Brasil teria hoje instituições sólidas que "dispensam a tutela da sociedade".

Por outro lado, Villas Boas destacou o desenvolvimento econômico do país que houve no período. "Durante o governo militar o Brasil passou da 47ª para a 8ª maior economia do mundo", disse. "Nós tratamos de tirar todos os ensinamentos que a história nos proporcionou e hoje tratamos de aplicar para orientar o nosso caminho".

Amazônia, Rio de Janeiro e Haiti

Villas Bôas comentou ainda a situação da Amazônia. Para ele, as informações sobre a floresta passam por um "filtro politicamente correto" antes de chegar ao público. "A abordagem da questão deve levar em conta primeiro a condição humana das pessoas que vivem ali. Quando isso é negado, o próprio índio acaba sucumbindo aos ilícitos. Coloca-se uma redoma em cima de uma comunidade, pensando que se vai preservar uma cultura. Em todas a vezes em que visitei aldeias indígenas, sempre o líder da comunidade chegava para mim com uma lista de exigências: luz elétrica, internet. É preciso dar as ferramentas para que a comunidade evolua preservando suas tradições", disse.

Com relação à ação militar no Rio de Janeiro, o general disse que há uma "incompreensão" sobre o papel das Forças Armadas na situação. "Há o pressuposto de que a presença do Exército vai resolver o problema e não é isso. Cabe às Forças Armadas criar o ambiente para permitir que outros vetores do Estado atuem na comunidade. No Rio de Janeiro isso não está acontecendo. E se não ocorrer, podemos deixar o Exército a vida inteira e não vai adiantar", disse.

Sobre a força de paz brasileira no Haiti, que está em processo de finalização, o general disse que a operação foi um "absoluto sucesso, que em grande parte vem da nossa maneira de ser". "O mesmo militar que de dia está patrulhando, de noite estava jogando uma pelada com o povo de lá".

Villas Bôas ressaltou que esse sucesso no entanto se refere à ação do Exército brasileiro, mas não de reconstrução do país. "Nesse ponto, a situação evoluiu muito pouco e saímos do país com a preocupação de que o povo de lá consiga caminhar comas próprias pernas."

O general comentou ainda sobre a presença de gays e transexuais na corporação. Segundo ele, o Exército "segue a lei e já temos transexuais". "Inclusive em cursos de combatentes. Existe no exército e está assimilada com naturalidade. Não vou dizer que eventualmente não haja alguns problemas, mas tratamos de forma natural, que ocorre dentro da Força, assim como no restante da sociedade."

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Comandante diz que Exército não punirá general que defendeu intervenção militar - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política