Topo

Proposta de pacto dos três Poderes existia antes de manifestações, diz Maia

28.mai.2019 - O presidente Jair Bolsonaro com os presidente do STF, Dias Toffoli, da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP)  - Marcos Corrêa/PR
28.mai.2019 - O presidente Jair Bolsonaro com os presidente do STF, Dias Toffoli, da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) Imagem: Marcos Corrêa/PR

Guilheme Mazieiro

Do UOL, em Brasília

28/05/2019 12h41

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que a proposta de pacto entre os Três Poderes já existia antes das manifestações ocorridas no último domingo (26). Na manhã de hoje, ele esteve reunido com os presidentes do Executivo, Jair Bolsonaro (PSL), do Supremo Tribunal Federal, Dias Toffoli, e do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP).

"Não foi após [as manifestações]. O presidente Toffoli já tinha proposto há dois meses, agora se organizou um texto, está bem organizado, simples e objetivo", disse Maia.

Maia disse que levará o texto apresentado para debater com os líderes da Câmara.

"Eu preciso, claro, respaldar minha decisão ouvindo os líderes e tendo [concordância] da maioria dos líderes para assinar em nome da Câmara dos Deputados", disse Maia.

O texto em discussão ainda não foi divulgado oficialmente.

Segundo o ministro-chefe da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, a ideia é que seja assinado em 10 de junho o documento conjunto entre os Poderes. Ele destacou que o país vive um momento de crise na empregabilidade e dificuldades econômicas.
"Da reunião de hoje se consolida a ideia de que se formaliza um pacto de entendimento e algumas metas de interesse da sociedade brasileira a favor da retomada do crescimento", disse Lorenzoni.

Além dos presidentes participaram da reunião, o ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Augusto Heleno, e o ministro da Economia, Paulo Guedes.
(*Com Estadão Conteúdo)