Topo

Bruno Covas tem tumor no trato digestivo; biópsia vai demorar alguns dias

17.abr.2019 - Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) - Bruno Brito/ Agência F8/ Estadão Conteúdo
17.abr.2019 - Prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB) Imagem: Bruno Brito/ Agência F8/ Estadão Conteúdo

Do UOL, em São Paulo*

27/10/2019 21h11

Exames realizados ontem no prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), apontaram um tumor no trato digestivo, segundo boletim médico do hospital Sírio-Libanês. O prefeito foi submetido hoje a uma laparoscopia diagnóstica na noite de hoje — cirurgia com o auxílio de vídeo para colher material para biópsia.

"No sábado, dia 26, foi realizado um 'pet scan' em continuidade à investigação diagnóstica. Este exame mostrou o surgimento de uma tumoração no trato digestivo. Os resultados dos exames anatomopatológicos demoram alguns dias", informa o boletim médico.

Ao UOL, a assessoria do hospital afirmou que apenas após os resultados ficarem prontos que será possível determinar se o tumor é benigno ou maligno.

Outros exames realizados no prefeito também diagnosticaram tromboembolismo pulmonar, ou seja, de bloqueio de artéria no pulmão.

Na última sexta-feira, Covas havia sido diagnosticado com trombose venosa das veias fibulares (de membro inferior). Ele está internado desde quarta-feira, 23, para tratar de uma erisipela, uma doença infecciosa da pele.

Covas recebeu o diagnóstico de trombose após realizar exames complementares, ainda durante a avaliação médica acerca da erisipela. Exames subsequentes diagnosticaram tromboembolismo pulmonar. Por isso, foi realizado um pet scan, que revelou o tumor.

O prefeito já havia sido atendido no pronto-atendimento do Hospital Albert Einstein na tarde de sábado passado. O motivo era também infecção de pele em um "membro inferior", segundo nota divulgada pela Prefeitura. A erisipela costuma atingir as pernas com maior frequência.

Na ocasião, Covas havia recebido alta na mesma tarde, após ser submetido a exames e ter antibióticos prescritos para o tratamento. O prefeito havia cancelado sua agenda durante o fim de semana passado para ficar em repouso.

No Sírio-Libanês, Covas está sendo acompanhado por equipes médicas coordenadas por David Uip, Roberto Kalil Filho, Tulio Eduardo Flesch Pfiffer, Artur Katz e Raul Cutait. David Uip foi secretário estadual de Saúde durante a gestão do ex-governador tucano Geraldo Alckmin.

*Com informações da Agência Estado