Topo

Esse conteúdo é antigo

Olavistas fazem campanha por demissão de Regina Duarte no dia de sua posse

Reprodução/Instagram
Imagem: Reprodução/Instagram

Do UOL, em São Paulo

04/03/2020 08h29Atualizada em 04/03/2020 17h59

Resumo da notícia

  • Atriz toma posse hoje do cargo de secretária da Cultura do governo Bolsonaro
  • Hoje, integrantes de órgãos ligados à Cultura foram exonerados
  • Ação motivou críticas de olavistas contra Regina Duarte nas redes sociais

Regina Duarte tomou posse na manhã de hoje na Secretaria Especial da Cultura, no Palácio do Planalto, em meio a uma série de ataques no Twitter. A hashtag #foraRegina amanheceu no primeiro lugar dos trendig topics, lista dos termos mais postados na rede social.

Regina vem sendo alvo da ala olavista do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O próprio Olavo de Carvalho a provocou a desistir de entrar no governo, depois de boatos de demissões de apoiadores do guru do presidente da secretaria. As exonerações se confirmaram no Diário Oficial da União de hoje.

Na madrugada de hoje, Olavo postou: "Aplaudir a indicação da Regina Duarte parece ter sido uma cagada minha, mais uma entre tantas. Não sei onde vou arranjar tanto papel higiênico."

Olavo desde ontem respondeu a notícias na imprensa de que a equipe da ex-global demitiria funcionários alinhados ao seu pensamento. "Se a Regina Duarte quer mesmo se livrar de indicados do Olavo de Carvalho, a pessoa principal que ela teria de botar para fora do ministério seria ela mesma", postou ele, no Twitter.

No Diário Oficial de hoje, foi anunciada a demissão de seis pessoas, entre eles o presidente da Funarte Dante Mantovani e o do Instituto Brasileiro de Museus. Veja a lista dos exonerados:

  • Paulo Cesar Brasil do Amaral - presidente do Instituto Brasileiro de Museus
  • Reynaldo Campanatti Pereira - secretário da Economia Criativa
  • Rodrigo Maximiano Junqueira - secretário de Difusão e Infraestrutura Cultural
  • Camilo Calandreli - secretário de Fomento e Incentivo à Cultura
  • Marcos de Almeida Villaça Azevedo - secretário de Direitos Autorais e Propriedade Intelectual
  • Dante Henrique Mantovani - presidente da Fundação Nacional de Artes - Funarte

As exonerações são assinadas por Walter Souza Braga Netto, ministro da Casa Civil.

Entre os nomes demitidos estão o de Dante Mantovani, que causou polêmica recentemente, por falas como a de que "o rock ativa a droga que ativa o sexo que ativa a indústria do aborto. A indústria do aborto por sua vez alimenta uma coisa muito mais pesada que é o satanismo. O próprio John Lennon disse que fez um pacto com o diabo", afirmou ele, em um vídeo no Youtube.

Calandreli, outros dos exonerados, chegou a dizer que a lei Rouanet "passou a ser utilizada como mecanismo de ideologização política", apropriada pelo "marxismo cultural" durante o governo PT, e acabou contrariando seu objetivo inicial de financiar projetos de pequenos e médios produtores.

Procurada, a secretaria ainda não se manifestou a respeito das exonerações.

Na web, a briga de tuítes acabou ficando entre apoiadores de Bolsonaro temendo que Regina seja "de esquerda" e um "cavalo de tróia" da oposição e os críticos do presidente, questionando e ironizando a briga dentro da direita. Veja as reações:

Há quem diga que Regina é um "cavalo de Tróia da esquerda" e surgiram pedidos para o Bolsonaro corrigir o suposto erro.

E quem agradeça à confusão e aproveite para criar memes:

Acenos, "pum de palhaço" e emoção marcam discurso de atriz

Regina duarte - Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress - Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress
Imagem: Claudio Reis/FramePhoto/Folhapress

Ao chegar à cerimônia, Regina acenou para a imprensa e para o público. Ela discursou emocionada e com a voz embargada várias vezes. "Uma cultura forte consolida a identidade da nação. A cultura é um ativo."

Ela agradeceu o apoio que recebeu para assumir o cargo quando estava nas ruas, supermercados, feiras e nas redes sociais. "Filha de professora de piano, pai militar, mãe de três filhos, avó de seis netos, municiada de coragem se apresentando para a missão", disse Regina, arrancando risos da plateia.

Regina disse que a cultura é "libertação" e fez um discurso em que lembrou que as artes adquirem formas diversas, desde brincadeiras de roda, passando por comidas regionais e até cenas típicas de circo. Regina mencionou expressões como "aquele pum com talco espirrando no traseiro do palhaço", "palavrão", "tatuagem", "argamassa de comportamentos", "papagaio no céu", "pão de queijo", "caipirinha", "desafio repentista" e "forró".

Ao final da cerimônia, a atriz Maria Paula, ex-integrante do programa "Casseta e Planeta", disse a jornalistas que apoia a chegada de Regina Duarte para o governo.