Prefeitos criticam ranking de casos de covid-19 feito pelo Planalto
A FNP (Frente Nacional de Prefeitos) criticou um ranking feito pelo Palácio do Planalto e enviado a parlamentares que mostra as cidades com mais casos e mortes pela covid-19.
Em nota, a entidade afirmou que a gestão Jair Bolsonaro (sem partido) tem sido omissa no combate ao novo coronavírus. "Desde o início da pandemia, quando os casos se concentravam em poucos municípios do Brasil, o governo federal tem se esquivado das responsabilidades", diz a FNP.
Os prefeitos acusaram a União de não colaborar com as medidas locais de isolamento social. Segundo a nota, o governo tenta "imputar responsabilidades, evidenciando o ânimo de apontar culpados".
Bolsonaro sempre foi contrário ao isolamento social e criticou estados e municípios que adotaram a medida, recomendada pela OMS (Organização Mundial de Saúde) e por especialistas de todo o mundo para evitar a propagação da covid-19.
A nota da FNP diz ainda que a postura do governo "atrapalha medidas implementadas por prefeitos e governadores para salvar vidas".
O documento foi obtido pelo jornal Folha de S.Paulo. A lista foi produzido pela Secretaria de Governo com dados de sábado do Ministério da Saúde. Ele menciona os estados com mais casos de covid-19 e cita nominalmente os governadores de São Paulo (João Doria), Rio Grande do Sul (Eduardo Leite), Bahia (Rui Costa) e Minas Gerais (Romeu Zema), além dos prefeitos de São Paulo (Bruno Covas), Salvador (ACM Neto) e Rio de Janeiro (Marcelo Crivella).
De acordo com a publicação, o ranking foi encaminhado para aliados de Bolsonaro. A intenção seria para que eles usassem contra adversários políticos críticos à conduta do presidente no combate à pandemia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.