Topo

Esse conteúdo é antigo

'Temos todas as condições de tirar Bolsonaro em 2022', diz Lula

19.jun.2020 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante transmissão nas redes sociais - Reprodução/YouTube
19.jun.2020 - O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante transmissão nas redes sociais Imagem: Reprodução/YouTube

Do UOL, em São Paulo

11/08/2020 18h07

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou hoje, em entrevista ao site Brasil 247, que acredita que temos todas as condições necessárias para que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) não seja reeleito em 2022.

Em sua declaração, Lula não falou especificamente sobre algum candidato do PT, mas, sim, da classe política no geral, já que, segundo ele, o país tem "muita gente melhor" do que o atual chefe do Executivo.

"Estou convencido de que temos todas as condições de tirar Bolsonaro. O Brasil teve um tempo em que a esperança venceu o medo. No caso de Bolsonaro, a ignorância venceu a inteligência. Não é possível que as pessoas não se deem conta de que o Brasil tem muita gente melhor", afirmou.

O petista depende agora de o STF (Supremo Tribunal Federal) julgar o pedido de suspeição do ex-juiz Sergio Moro. O objetivo do partido é anular os processos que condenaram Lula para uma possível candidatura à presidência em 2022.

Porém, mesmo que não consiga retomar os direitos política, Lula afirma que estará ajudando de alguma forma.

"Estarei na disputa, qualquer que seja a posição. De lateral direita a ponta esquerda, eu estarei jogando para restabelecer a democracia no nosso querido país."

O julgamento do ex-ministro da Justiça acontecerá por causa de um pedido de habeas corpus feito por Lula, no qual sua defesa pede a anulação das condenações do petista determinadas por Moro após as investigações da Operação Lava Jato.

Os defensores do ex-presidente alegam que a decisão pode não ter sido imparcial porque Moro foi nomeado posteriormente como ministro pelo presidente Bolsonaro, e ainda, que o ex-juiz agia em conjunto com a acusação, como mostraram conversas vazadas pelo site "The Intercept Brasil".