Topo

Isa Penna sobre ameaças: 'Sabia o que significava ser mulher na política'

Colaboração para o UOL

04/02/2022 18h56

A deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) falou, em entrevista ao UOL News, sobre os ataques que tem recebido. Na semana passada, a parlamentar foi ameaçada de estupro e morte, e agora, em um novo ataque, seus familiares tiveram o endereço divulgado.

Ao UOL News, Penna contou que o primeiro email que recebeu foi bastante descritivo. "Falaram em golpe na cabeça, que eu seria estuprada e depois morta. Fiz o boletim de ocorrência e depois que eu me manifestei nas redes sociais e demonstrei que não recuaria, veio um segundo email", relatou.

No segundo ataque, a deputada disse que escreveram que ela seria "a primeira de uma onda de mortes", além de ter tido o endereço de seus pais divulgado.

"A partir disso, tomamos todas as medidas cabíveis. Eu sigo bastante convicta que essa é a estratégia deles. Eles se utilizam disso, são machistas e colocam como alvo central as que questionam, ou seja, as mulheres que ocupam a política. E [para eles] as que ousam disputar a palavra e o poder devem ser intimidadas e destruídas", avaliou.

Questionada se está sendo protegida por seguranças, Penna afirmou que foi orientada a não dar todos os detalhes, e disse: "Eu sabia exatamente o que significava ser mulher e fazer política no Brasil", citando o assassinato de Marielle Franco, a quem classificou como sua "referência de luta, de vida".

"Entendemos que ela foi morta porque era mulher, negra, lésbica. Depois [da morte da vereadora], todas nós somos como uma rede. Nós imediatamente nos conectamos, entramos em contato com ONGs. Providências estão sendo tomadas tanto institucionalmente quanto pelas organizações de direitos humanos."