Topo

Recife: Bolsonaro aciona ministérios e Forças Armadas para envio de equipes

Presidente Jair Bolsonaro aciona ministérios para envio de equipes no socorro a Recife - Alan Santos/PR
Presidente Jair Bolsonaro aciona ministérios para envio de equipes no socorro a Recife Imagem: Alan Santos/PR

Do UOL, em Brasília

28/05/2022 18h39

O presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou neste sábado (28) que o governo federal "está atento" às fortes chuvas que atingem Pernambuco e que pediu às Forças Armadas e aos Ministérios da Defesa, da Cidadania e do Desenvolvimento Regional o envio de equipes para auxiliar no socorro à população e prestar auxílio necessário às autoridades locais.

No Twitter, Bolsonaro prestou solidariedade às vítimas do desastre. "É um momento difícil para todos. Faremos o que estiver ao nosso alcance para amenizar essa dor. Que Deus abençoe a todos!", escreveu. Bolsonaro está em Manaus, onde participa da Marcha para Jesus.

O presidente informou ainda que, após sobrevoo em áreas também atingidas pelos temporais no estado de Alagoas, o governo publicou um "reconhecimento federal de emergência em 13 municípios" e fez "uma primeira liberação imediata de R$ 2,5 milhões para ações de socorro e assistência humanitária nas duas cidades em situações mais críticas".

As fortes chuvas que atingem o Recife e região metropolitana já resultaram em ao menos 29 mortos neste sábado, segundo a Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe). Com o temporal, sobe para 34 o total de óbitos no Grande Recife desde segunda-feira (23), de acordo com a entidade.

Prefeitura cria comitê de crise

O prefeito de Recife, João Campos (PSB), declarou que criou um comitê de crise e ativou o plano de contingência para mitigar os impactos das fortes chuvas.

À GloboNews, disse que "a prioridade é só uma: salvar vidas" e pediu que moradores que estejam em zonas de risco deixem suas casas e procurem um lugar seguro.

"Tenho alertado que todas as famílias que estão nas áreas de risco, que são 32 famílias, devem procurar abrigo em casas de familiares, abrigos da prefeitura e escolas municipais. Estamos abrindo as escolas [para recebê-las]. Já são 14 escolas que receberam pessoas em risco e vamos prover o necessário para essas famílias", explicou.