Topo

Esse conteúdo é antigo

Recife: Mãe morreu agarrada aos filhos, diz morador que ajudou em resgate

Do UOL, em São Paulo

28/05/2022 17h22Atualizada em 28/05/2022 19h09

Um morador do Jardim Monte Verde, onde ao menos 20 pessoas morreram após um deslizamento na zona sul do Recife, contou que a maior parte das pessoas retiradas dos escombros por voluntários minutos após o acidente não sobreviveu e todos eram conhecidos dele.

"É todo mundo amigo aqui. É uma família na comunidade. Estou arrasado, principalmente depois da cena que eu vi, a mãe morreu agarrada com os dois filhos", disse à Rádio Jornal. "Quando cheguei lá, eu vi o pessoal cavando já. Ajudei a tirar um casal, uma senhora com três crianças e mais três rapazes. Eles saíram daqui respirando ainda, mas não resistiram", afirmou.

O homem, identificado como José pela reportagem, disse que ouviu um barulho alto no momento em que o deslizamento ocorreu. Até o momento, a identidade das vítimas não foi divulgada.

Homem passou mal ao ver neta atingida

Também no Ibura, um homem precisou ser socorrido por uma equipe da PRF (Polícia Rodoviária Federal) após ver a neta sendo atingida por um deslizamento na tarde de hoje.

Segundo a PRF, um homem passou mal após ver neta atingida pela barreira e foi socorrido em uma viatura - PRF-PE/Divulgação - PRF-PE/Divulgação
Segundo a PRF, um homem passou mal após ver neta atingida pela barreira e foi socorrido em uma viatura
Imagem: PRF-PE/Divulgação

De acordo com o órgão, policiais acompanhavam um protesto no km 78 da BR-101 por causa dos deslizamentos que atingiram o bairro, quando foram acionados para resgatar a vítima, que não teve identidade revelada.

O homem "havia desfalecido, após receber notícias da neta" e foi levado para uma policlínica da cidade de Jaboatão dos Guararapes, na região metropolitana do Recife.

Segundo a PRF, ele foi levado para a unidade de saúde em uma viatura com a esposa porque as equipes de socorro estavam com dificuldade de chegar ao local.

Na noite de hoje, a Defesa Civil confirmou 29 mortes em Pernambuco, todas no Grande Recife. A capital pernambucana é o município com a maior quantidade de mortos, 21. Ela é seguida de Camaragibe, com 7; Olinda, com 4; e Jaboatão dos Guararapes, com 2.

Desde o começo da semana, 35 pessoas morreram no estado por causa das chuvas.