Topo

Câmara cria comissão externa sobre desaparecimento de Dom e Bruno

Deputados criam comissão externa sobre desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira - CARL DE SOUZA / AFP
Deputados criam comissão externa sobre desaparecimento de Dom Phillips e Bruno Pereira Imagem: CARL DE SOUZA / AFP

Gabriela Vinhal e Hanrrikson de Andrade

do UOL, em Brasília

15/06/2022 14h17Atualizada em 15/06/2022 14h20

O plenário da Câmara aprovou nesta quarta-feira (15), em votação simbólica, a criação de uma comissão externa temporária para acompanhar, fiscalizar e propor providências sobre a apuração do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista inglês Dom Phillips na região do Vale do Javari, no Amazonas.

A líder da Rede na Câmara, Joenia Wapichana (RR), autora do requerimento, afirmou que o caso não pode ser tratado com indiferença, cobrou esclarecimentos das ações do governo federal e disse que a comissão também deve dar respostas aos povos indígenas, "que estão vulneráveis diante de invasões".

"A Câmara dos Deputados tem o dever de acompanhar e fiscalizar como estão sendo desenvolvidas as ações governamentais para desvendar as circunstâncias do desaparecimento do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips na região do Vale do Javari no estado do Amazonas e a falta de programas e planos de proteção da Amazônia", justificou Joenia.

Localizada na fronteira com o Peru e a Colômbia, com acesso restrito por vias fluviais e aéreas, a região do Vale do Javari abriga a maior concentração de povos indígenas isolados no mundo. Dom e Bruno sumiram há dez dias depois de uma parada em uma comunidade ribeirinha do rio Itacoaí, quando estavam fora da terra indígena do Vale do Javari e voltavam para a cidade de Atalaia do Norte, no oeste do Amazonas.

Mais cedo, o presidente Jair Bolsonaro (PL) afirmou que o repórter britânico era "malvisto na região" por fazer "muita matéria contra garimpeiro" e/ou com foco em conflitos ambientais. Em entrevista ao canal da apresentadora Leda Nagle no YouTube, ele também classificou a presença do jornalista no local como uma "excursão".

Essa não é a primeira vez que Bolsonaro tenta relacionar o desaparecimento [decorrente de um possível ato de violência, ainda não confirmado pelas autoridades policiais] com um suposto descuido de Dom Phillips e de Bruno Pereira. Em 7 de junho, dois dias depois que o sumiço foi relatado, o presidente afirmou publicamente que ambos estavam em uma "aventura" "não recomendável" pela Amazônia.