Topo

Vídeos: suspeito de plantar bomba em Brasília estava em ataques do dia 12

Amanda Rossi, Eduardo Militão e Vitor Hugo Gonçalves

Do UOL, em São Paulo e Brasília

29/12/2022 04h00

O bolsonarista Alan Diego Rodrigues foi identificado pelo UOL em diversos vídeos dos ataques em Brasília, em 12 de dezembro. Na ocasião, manifestantes montaram barricadas, vandalizaram mobiliário urbano e colocaram fogo em oito carros e cinco ônibus.

Rodrigues é suspeito de plantar uma bomba na capital federal 12 dias depois, na véspera de Natal.

A participação de Rodrigues nos ataques de 12/12

O bolsonarista —que é procurado pela polícia— aparece em gravações desde o início da confusão.

O tumulto foi detonado pela prisão do indígena José Acácio Serere Xavante, suspeito de atentar contra a democracia. Bolsonaristas foram até a garagem da PF (Polícia Federal), para onde o preso foi levado no início da noite de 12 de dezembro.

  • É possível ver Rodrigues em frente à garagem da PF logo após a chegada do indígena.
  • O número de manifestantes no local começa a aumentar. Após a polícia usar spray para conter o grupo, Rodrigues é visto se aproximando dos agentes.
  • Em outro momento, ele aparece já em meio a barricadas e focos de incêndio na via em frente à PF.
  • O bolsonarista ainda é visto retirando um veículo que estava estacionado ao lado de outro em chamas, após pedido desesperado das proprietárias.
  • Nas imagens analisadas pela reportagem, não é possível ver Rodrigues participando diretamente de atos de vandalismo.

O que se sabe de Rodrigues após os ataques

  • Rodrigues mudou o visual. Em posts nas redes sociais em 15 de dezembro, aparece sem barba no Palácio da Alvorada.
  • Também em 15 de dezembro, postou a foto de um revólver.
  • Sua última postagem foi em 24 de dezembro, quando a bomba seria detonada: a imagem de um leão com os dizeres "#Patriotas #TaChegandoAHora".

Preso revelou que deu bomba para Rodrigues

George Washington de Oliveira Sousa —que confessou ter montado a bomba caseira— disse à polícia que o artefato foi entregue a Rodrigues, que o teria instalado em um caminhão de combustível, próximo do aeroporto de Brasília. A bomba foi neutralizada pela polícia.

Eu entreguei o artefato a Alan e insisti que ele instalasse em um poste de energia para interromper o fornecimento de eletricidade, porque eu não concordei com a ideia de explodi-lo no estacionamento do aeroporto. Porém, eu soube pela TV que a polícia tinha apreendido a bomba no aeroporto e que o Alan não tinha seguido o plano original"
George Washington de Oliveira Sousa

O UOL obteve um vídeo em que Sousa afirma que Rodrigues também foi um dos líderes dos ataques em Brasília de 12 de dezembro.

Ele [Alan Diego Rodrigues] era um dos cabeças, encabeçando [os atos] na frente da Polícia Federal [em 12 de dezembro]."
George Washington de Oliveira Sousa

Washington foi preso no mesmo dia em que a bomba foi identificada pela polícia. Já Rodrigues está foragido. Antes de se instalar em Brasília, vivia em Comodoro (MT).

Tanto Washington quanto Rodrigues são apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL) e frequentavam o acampamento bolsonarista em frente à sede do Exército em Brasília.