Topo

Esse conteúdo é antigo

Anielle responde Tebet: Mulheres negras sempre estiveram na linha de frente

Do UOL, em São Paulo

05/01/2023 14h36Atualizada em 20/01/2023 14h35

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, respondeu hoje à uma fala de Simone Tebet, chefe do Planejamento, que disse ter dificuldade para achar mulheres pretas para trabalhar na pasta.

Durante a cerimônia de posse de Tebet, Anielle afirmou que as mulheres negras sempre estiveram na linha de frente da construção do país e se colocou à disposição da colega para indicar servidoras competentes para compor a equipe do Planejamento.

"Nós, mulheres negras, sempre estivemos na linha de frente da construção desse país, entregando dedicação e cuidado em todas as atividades que exercemos. No serviço publico, isso não vai ser diferente", afirmou. "Quero me colocar à disposição, a pasta da Igualdade Racial à disposição com o trabalho de mulheres negras servidoras públicas para fortalecer seu trabalho na construção de um Brasil melhor".

Ontem, uma declaração de Tebet repercutiu negativamente, após ela dizer que queria uma equipe diversa, mas estava com dificuldade para conseguir contratar mulheres negras.

Estou indo para uma pasta que hoje ainda é extremamente masculina. Quero não só ter mulheres, mas mulheres pretas. E a gente sabe, lamentavelmente, que mulheres pretas normalmente são arrimo de família. Trazer de fora de Brasília é muito difícil porque os salários são muito baixos
Simone Tebet

A ministra foi criticada nas redes sociais. "Talvez essa busca esteja sendo feita na mesma caixa de sempre, com pessoas brancas, ricas, oriundas da política e acadêmicas como ela", disse uma internauta no Twitter.

Veja algumas reações