Topo

Polícia apreende 322 kg de maconha em caminhão de família do senador Seif

Leonardo Martins, Eduardo Militão, Leonardo Martins e Eduardo Militão

Do UOL, em Brasília

11/04/2023 19h22

Um caminhão da família do senador Jorge Seif Júnior (PL-SC) foi apreendido pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) com 322,9 kg de maconha em Mato Grosso do Sul. A apreensão foi realizada em 25 de março, mas só foi divulgada nesta terça-feira (11).

O veículo pertence à empresa JS Pescados, do pai do parlamentar, Jorge Seif. Segundo o senador, o veículo da família foi vendido em setembro do ano passado. Nos registros do Detran, porém, o caminhão segue em nome da empresa de Seif.

O que aconteceu

A Polícia Rodoviária Federal apreendeu 322,9 kg de maconha em uma ronda de rotina em um posto na BR-487, região de fronteira com o Paraguai.

O caminhão pertence à empresa JS Pescados, do empresário Jorge Seif, mas, segundo o senador, teria sido vendido no ano passado.

O UOL apurou que o motorista Jonas Lamim disse aos policiais que levava pescados para Mato Grosso do Sul, mas não soube dar mais informações sobre a carga.

Os policiais decidiram averiguar e encontraram 336 tabletes de maconha

A PRF e a Polícia Militar de Mato Grosso do Sul prenderam o motorista, que foi conduzido à delegacia de Naviraí (MS), ainda de acordo com a apuração do UOL

O veículo foi vendido de forma parcelada. Então, só transferiríamos esse bem para esse terceiro que nos comprou, mediante quitação, que até o momento não ocorreu"
Jorge Seif Júnior, senador, em vídeo

Depois da divulgação da apreensão, Seif distribuiu um vídeo em que se disse "surpreendido" com a informação sobre o transporte de maconha no caminhão ainda registrado em nome da empresa de seu pai.

Esse veículo de fato foi de propriedade da minha família, mas foi vendido exatamente em 09/09/2022, com o devido registro cartorário em Itajaí para um terceiro"
Jorge Seif Júnior, senador

O ex-senador, que foi secretário da pesca no governo Bolsonaro e era bem próximo ao ex-presidente, disse ainda que sua família jamais estaria envolvida em qualquer tipo de ilícito, "especialmente no que tange a transporte ou tráfico de drogas", afirmou. "A polícia esclarecerá todos os fatos", completou.

O senador, seus assessores e familiares não revelaram o nome do comprador do caminhão. "A informação que obtivemos foi que o comprador original alugou, arrendou ou emprestou o veículo e as caixas para terceiros e isso originou o problema", disse a assessoria de Seif.

O jurídico da empresa, da qual o senador Jorge Seif não faz parte, não quer se manifestar e pediu que maiores detalhes sejam obtidos [na] a polícia ou justiça"
Assessoria de Jorge Seif Júnior

O UOL não localizou o motorista do caminhão.