Topo

Esse conteúdo é antigo

Nome de Ciro será o mais lembrado havendo frustração com Lula, diz Cid

Do UOL, em São Paulo

30/05/2023 12h00Atualizada em 30/05/2023 13h32

O senador Cid Gomes (PDT-CE) disse hoje durante o UOL Entrevista que não acha que o irmão, o ex-governador Ciro Gomes (PDT), deve se aposentar.

O que ele disse?

"Na medida que vai havendo frustrações ao governo do Lula, o nome do Ciro passará a ser o mais lembrado", disse. "Não acho que deve se aposentar."

Ciro é uma personalidade como poucas no Brasil. "Você não enche uma mão, cinco nomes que tenham o conhecimento, dedicação, experiência como as do Ciro", disse. "É um contraponto na política brasileira que há pouca gente para substituir."

Cid afirmou que fica muito tempo sem falar com o irmão. "Não é intrigado, mas a gente não fica trocando ideias, opiniões o tempo todo", disse. "Se Ciro tiver ligado para mim duas vezes ao longo de oito anos, foi muito."

'Se Lula escolher Zanin para STF, não fará por questão de amizade'

"Fato de ter sido advogado de Lula, ao meu juízo, não causa impedimento". "Ao contrário, o fato de ter convivido com jurista, aferido sua eficiência, disciplina, dedicação e profissionalismo, acho que isso ajuda", declarou. "Uma coisa é ler o currículo, outra é ter convivido com a pessoa".

"Acho que se Lula escolhê-lo, não estará fazendo por questão de amizade, como alguns tentam colocar", continuou. "Isso seria o reconhecimento aos conhecimentos jurídicos e traços de personalidade".

Cid Gomes disse que não irá opinar antes de indicação ser concretizada. "Tenho que ter a disciplina de não me pronunciar, enquanto senador, em nome de uma indicação que não existe ainda", disse. "Como advogado, embora eu não o conheça pessoalmente, a impressão que tenho é que é uma pessoa competente, discreta, que teria perfil para funcionar como magistrado".

Assista à íntegra do programa:

O UOL Entrevista teve apresentação de Fabíola Cidral e participação dos colunistas Tales Faria e Leonardo Sakamoto.