Lula lamenta morte de João Donato: 'Sua música permanecerá conosco'
Do UOL, em São Paulo
17/07/2023 11h34Atualizada em 17/07/2023 15h13
O presidente Lula lamentou a morte do cantor João Donato, aos 88 anos, nesta segunda-feira (17), no Rio de Janeiro, e disse que o artista foi "um dos gênios da música brasileira".
O que aconteceu:
Lula ressaltou as habilidades do músico como pianista, acordeonista, cantor e compositor, e disse que o país perdeu, hoje, "um de nossos maiores e mais criativos compositores".
"João Donato via música em tudo. Inovou, passou pelo samba, bossa nova, jazz, forró e na mistura de ritmos construiu algo único. Manteve-se criando e inovando até o fim", escreveu o presidente.
Que encontre a paz que tanto cantou. Sua música permanecerá conosco. Meus sentimentos aos familiares, amigos, músicos que nele se inspiraram e fãs no mundo todo.
Lula
O vice-presidente, Geraldo Alckmin, disse que perdemos "uma lenda da música brasileira" que projetou a Bossa Nova no mundo. "Seu legado para nossa cultura é único, como o são todas as suas criações. Meus sentimentos aos familiares e amigos", escreveu.
A causa da morte do cantor não foi divulgada. O artista enfrentava uma série de problemas de saúde e, recentemente, tratou uma infecção nos pulmões, e esteve internado em junho. A informação do falecimento foi confirmada por meio de um comunicado oficial.
"Hoje o céu dos compositores amanheceu mais feliz: João Donato foi para lá tocar suas lindas melodias. Agora, sua alegria e seus acordes permanecem eternos por todo o universo", informou a equipe do músico, por meio do Instagram.
O velório será realizado no Theatro Municipal do Rio, "em horário a ser divulgado brevemente."