Topo

Lula cobra Congresso sobre super-ricos: Povo verá quem está do lado de quem

Do UOL, em São Paulo

29/08/2023 09h05Atualizada em 29/08/2023 10h06

O presidente Lula (PT) usou a transmissão semanal que faz nas redes sociais para cobrar o Congresso Nacional pela aprovação do projeto de lei para taxar os super-ricos.

O que ele disse

"Fizemos a coisa justa e sensata. Espero que o Congresso Nacional, de forma madura, ao invés de proteger os mais ricos, proteja os mais pobres", disse.

"Se tivermos que enfrentar adversidades, tudo bem, mas vamos fazer o debate para a sociedade perceber quem está do lado de quem", continuou.

Relacionadas

Medida Provisória de taxação

Governo apresentou ontem uma medida provisória para cobrar, duas vezes ao ano, entre 15% e 20% dos rendimentos dos fundos de "super-ricos". O governo prevê arrecadar R$ 24 bilhões dessa forma até 2026.

Presidente também assinou e remeteu ao Congresso um projeto para tributar as aplicações de brasileiros no exterior em paraísos fiscais, conhecidos como offshores e trusts. "Essas pessoas mais ricas e que tem offshore, elas ganham muito e não pagam nada de imposto", disse o presidente. "É importante que compreendam que o estado de bem-estar social da Europa é feito porque há uma contribuição equânime, mais justa do pagamento de imposto de renda. Não é como no Brasil que quem paga mais é o mais pobre, que paga mais do que o dono do banco".

Governo deve enfrentar resistência na Câmara e no Senado. Durante a cerimônia de assinatura ontem, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) foi o único a não aplaudir a proposta.

Lira barrou nesse mês a inclusão da taxação de offshores na MP do salário mínimo e disse que os líderes não foram consultados sobre ampliar o escopo do texto. Depois disso, o governo informou que trataria a matéria em novos projetos.

'Vai ter um ou outro que vai chiar'

Presidente disse que maior parte dos parlamentares não são da classe trabalhadora. "Vamos ser francos, os deputados e senadores eleitos não são representantes, em sua maioria, do povo trabalhador", declarou. "A maioria são pessoas que pertencem à classe média alta".

Por isso, quando chega um projeto para votar, muitas vezes eles [parlamentares] não votam a favor do interesse do povo, mas do interessa da sociedade que ele vive no meio.
Lula

"Vai ter um ou outro que vai chiar, mas é assim que vamos consertar o Brasil", disse.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Lula cobra Congresso sobre super-ricos: Povo verá quem está do lado de quem - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política