Kotscho: Errou quem previu embate Lula-Biden; discursos estavam alinhados
Colaboração para UOL, em São Paulo
19/09/2023 18h43
O jornalista Ricardo Kotscho afirmou durante participação no UOL News desta terça-feira (19) que os discursos do presidente Lula (PT) e do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, na Assembleia Geral da ONU estavam alinhados.
O mais curioso é que aprece que o Joe Biden, que falou em seguida, leu o discurso do Lula antes de escrever o dele. Ele fez uma espécie de prestação de contas do que os organismos multilaterais e países ricos fizeram para diminuir a desigualdade. Não houve um embate entre os dois, pelo contrário, acho que nunca esteve tão afinado o discurso de um e de outro, ao contrário de muitas previsões que fizeram.
Kotscho ainda elogiou o discurso de Lula.
Relacionadas
Acho que foi o melhor discurso que eu vi de Lula ao longo dos mais de 40 anos de trajetória dele. Um discurso de começo, meio e fim. Não teve uma palavra a mais ou a menos, um discurso realmente de estadista.
Campos Mello: Lula não deve apoiar plano de paz de Zelensky e conversa pode emperrar
Já a jornalista da Folha de S.Paulo Patrícia Campos Mello falou a respeito do encontro entre o presidente Lula e o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, que deve ocorrer amanhã.
Acho que a conversa vai ser meio emperrada. O que o Zelensky espera do Lula, o Lula não vai dar, o que o Lula espera do Zelensky, ele não vai dar. Basicamente, Zelensky espera que o Brasil ou envie armas, ou imponha sanções, ou apoie o plano de paz que o Zelensky está tentando emplacar. Mas o Brasil acha que esse plano de paz basicamente é uma rendição incondicional da Rússia e que isso não vai funcionar.
Patrícia disse que o Brasil tradicionalmente não impõe sanções unilaterais e lembrou que o presidente Lula já avisou que não irá enviar armas para a Ucrânia.
Acho que pode ser uma conversa protocolar, mas não acho que tenham muitas coisas em comum que eles consigam chegar, a não ser que alguma coisa mude.
***
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em três edições: às 8h, às 12h com apresentação de Fabíola Cidral e às 18h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo
Quando: de segunda a sexta, às 8h, às 12h e 18h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: