Topo

Janja, Anielle e Gleisi elogiam redação do Enem sobre mulheres: 'Estímulo'

O presidente Lula (PT), o ministro da Educação, Camilo Santana, e a primeira-dama Janja da Silva visitam a sede do Inep no primeiro dia do Enem 2023 Imagem: Ricardo Stuckert/PR

Do UOL, em Brasília

05/11/2023 17h40Atualizada em 06/11/2023 10h26

A primeira-dama Janja da Silva e aliadas do presidente Lula (PT) elogiaram a invisibilidade do trabalho de cuidado da mulher como tema da redação do Enem neste ano.

O que aconteceu

O primeiro dia de prova teve como tema da redação "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". Além do texto, os candidatos respondem a 90 questões de linguagens e ciências humanas. A prova vai até 19h (horário de Brasília).

Janja, que visitou a sede do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) nesta manhã com Lula, disse que o tema é um "estímulo importante para a construção da política e do plano nacional de cuidados". "Um tema difícil, porque a política do cuidado ainda é muito recente e o debate está só começando", opinou.

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, foi na mesma linha da primeira-dama, à qual se aproximou ao chegar ao governo. Segundo ela, os temas do Enem são "fundamentais" para a reflexão dos jovens.

O tema é "muito oportuno", elogiou a presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR). "Chama a atenção pra desigualdade profunda que sobrecarrega e sub-remunera milhares de mulheres pelo mundo", disse, também nas redes sociais.

Esse é o segundo ano seguido que o Enem usa o termo "desafios" na proposta de redação. Em 2022, o tema da redação foi: "Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil".

Para professores ouvidos pelo UOL, o tema deste ano é importante e atual. "Acabou seguindo a linha de Enems anteriores, de trazer um tema atual, porém que não foi foco da mídia, que não foi alvo de polêmicas ao longo do ano, mas que é extremamente relevante", analisou Daniela Toffoli, coordenadora de linguagens do Curso Anglo.

Mais de 3,9 milhões de pessoas se inscreveram para edição do Enem 2023. O número de inscritos aumentou cerca de 15% em comparação com o ano passado.

Lula visitou o Inep hoje

O presidente foi à sede do Inep em Brasília nesta manhã para conhecer a sala de controle onde a instituição monitora o andamento da prova e possíveis intercorrências em todo Brasil. Lula se disse aliviado porque o Ministério da Comunicação conseguiu garantir a realização do exame em todo o estado de São Paulo, que ainda sofre com falta de luz na região metropolitana.

Ontem, nós estávamos preocupados com a informação de que por volta de 400 escolas não poderiam ter o Enem por causa da chuva e da falta de energia. Às 10h, antes de vir para cá, liguei para o ministro Alexandre Silveira [Minas e Energia], ele estava em São Paulo garantindo que 100% das escolas estão com os problemas de energia resolvidos.
Lula, no Inep, antes do início da prova

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Janja, Anielle e Gleisi elogiam redação do Enem sobre mulheres: 'Estímulo' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política