Josias: Oposição 'troglodita' trata Lewandowski como responsável por fugas
Colaboração para o UOL, em São Paulo
15/02/2024 13h48
O ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, terá de se explicar para uma oposição "troglodita" no Congresso Nacional sobre as fugas em Mossoró, mesmo sem responsabilidade por elas, disse o colunista Josias de Souza no UOL News da manhã desta quinta-feira (15).
O governo está lidando com um ambiente diferente e adverso. Você não tem uma oposição convencional, você tem uma oposição troglodita e que vai na jugular. Nessa matéria de Segurança Pública, aí a oposição se esbalda. Já está anunciada a pretensão de convocar Lewandowski para se explicar no Congresso, como se ele tivesse responsabilidade por essa fuga.
E há a diferenciação que se faz entre a reação de Dino, que adotaria as mesmas providências que Lewandowski tomou, mas o faria de forma mais imediata, mais midiática e mais exposta. Já iria às redes sociais, daria uma sequência de entrevistas e inibiria essa ação da oposição. Estamos falando de algo que exige uma certa preocupação com a imagem.
Fuga foi a primeira em presídio federal
Dois detentos fugiram do presídio federal de Mossoró (RN) na quarta-feira (14). Eles foram identificados como Deibson Cabral Nascimento e Rogério da Silva Mendonça.
Este foi o primeiro registro de fuga de internos no país em penitenciárias de segurança máxima. Ao todo, o Brasil tem cinco prisões desse tipo.
Os presos conseguiram sair usando uniforme da unidade prisional. No momento da fuga, a dupla pulou um alambrado para deixar o presídio.
Os agentes só notaram a ausência dos detentos cerca de duas horas após a fuga. Uma filmagem mostra os detentos passando por uma área em obra com gradil por volta das 3h30 da madrugada. A movimentação ocorreu perto dos espaços de banho de sol e das celas dos presos.
Lewandowski afastou direção do presídio e anunciou interventor. O escolhido para assumir interinamente o cargo é Carlos Luis Vieira Pires. O nome dele já foi publicado no Diário Oficial da União.
Governo do RN cerca fronteiras do estado para capturar fugitivos. O secretário da Segurança Pública e da Defesa Social, Francisco Canindé de Araújo Silva, afirmou que está em contato com a Paraíba e o Ceará para localizar os presos. Segundo ele, os três estados aumentaram o policiamento terrestre e aéreo da região. A PF ajuda nas buscas com o envio de drones e um helicóptero.
O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.
Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.
Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.
Veja a íntegra do programa: