'44 anos de corrupção': Bolsonaristas ironizam PT e são retirados da Câmara
Do UOL, em São Paulo
20/03/2024 16h29Atualizada em 20/03/2024 16h37
Deputados de oposição ao governo Lula foram retirados da Câmara após ironizarem o PT durante uma homenagem ao aniversário do partido. Os parlamentares levaram uma faixa que trazia o símbolo do PT e os dizeres "44 anos de corrupção", seguidos de "parabéns".
O que aconteceu
Ato bolsonarista causou tumulto durante homenagem ao PT nesta quarta-feira (20). Os deputados federais Paulo Bilynskyj (SP), Coronel Meira (PE) e Eduardo Bolsonaro (SP), todos do PL, levaram uma faixa ao plenário da Câmara com ironias sobre o aniversário de fundação do partido, que completou 44 anos em 10 de fevereiro.
Petista chegou a pedir intervenção dos policiais legislativos. Em vídeo publicado pelo deputado Lindbergh Farias (PT-RJ), é possível ouvir a deputada Maria do Rosário (PT-RS) — que presidia a sessão — dizendo "Polícia Legislativa, por favor, faça com que eles guardem [a faixa]". Já o homem que gravou as imagens repetia "ladrão de joias" — possível referência ao caso das joias sauditas.
Bolsonaristas foram retirados da Câmara sob vaias e xingamentos. Um dos mais exaltados era justamente Lindbergh Farias, que partiu para cima dos opositores. Depois, policiais legislativos conduziram os três parlamentares bolsonaristas para fora do Plenário.