Topo

'Gilmarpalooza': eventos paralelos disputam convidados em Lisboa

Gilmar Mendes no STF Imagem: Agência STF

Do UOL, em São Paulo

23/06/2024 04h00

Pela 12ª vez, autoridades dos Três Poderes se reúnem em Lisboa para o Fórum Jurídico promovido pelo IDP (Instituto de Direito Público) que ganhou o apelido de "Gilmarpalooza". De 26 a 28 deste mês o encontro acontece na Faculdade de Direito de Lisboa, mas, em outros pontos da cidade, eventos paralelos reúnem algumas dessas autoridades para encontros privados.

O que aconteceu

O evento recebeu o título de "Gilmarpalooza" por ser capitaneado pelo ministro Gilmar Mendes e atrair autoridades, empresários e personalidades do mundo jurídico. O apelido nasceu da junção do nome do ministro com o nome do festival Lolapalooza, que surgiu em 1991 - os dois têm duração de três dias.

Relacionadas

Os convidados do IDP têm a presença disputada para jantares e coquetéis oferecidos por empresários durante a noite, quando o fórum acaba. Segundo fontes, a edição de 2024 conta com tantas personalidades influentes do mundo jurídico que, após os debates na Faculdade de Direito, o grupo deve se dividir em eventos paralelos restritos a uma pequena quantidade de autoridades.

Gilmar Mendes também é um dos responsáveis pela abertura do fórum. A mesa reúne autoridades brasileiras e lusas, entre elas, o presidente do Senado e do Congresso, Rodrigo Pacheco, e o da Câmara dos Deputados, Arthur Lira. Seis ministros do STF, 12 do STJ, oito ministros do presidente Lula, senadores, deputados e governadores marcam presença.

Um dos eventos paralelos é organizado pelo dono das lojas Riachuelo, o ex-deputado federal Flávio Rocha. O evento é da empresa Esfera Brasil e ocorre na casa do empresário, que fica na Avenida da Liberdade, a 4km de distância da Cidade Universitária, onde acontece o Fórum de Lisboa. O evento organizado por Flávio exige traje social e no ano passado reuniu ministros e empresários. Quando questionada sobre o evento em 2024, a assessoria da Esfera não respondeu.

Na edição de 2023, tanto o fórum, quanto o evento organizado por Flávio Rocha contaram com a presença dos irmãos Joesley e Wesley Batista, da JBS. Aconteceu antes de Barroso assumir a presidência do STF, o ministro teve um momento a sós com Joesley Batista no terraço de um hotel - um vídeo em que os dois participam de uma roda de conversa viralizou nas redes sociais.

Na semana do "Gilmarpalooza", haverá um show de Toquinho em Lisboa, que está em turnê por Portugal, Espanha, Itália e Andorra. O cantor se apresentará em um coquetel privado no restaurante Zazah, na capital portuguesa, no segundo dia do fórum (26). O show foi organizado por um escritório de advocacia de Brasília.

Outro evento que reúne as autoridades é organizado pelo banco BTG. Será um coquetel privado na noite do último dia do fórum (27), no SUD Pool Lounge, um restaurante em um terraço de um hotel da capital portuguesa. Sete membros do conselho do banco participam do fórum como palestrantes. Em 2023 o BTG também organizou um jantar para as autoridades, no restaurante Eleven.

O UOL apurou que algumas pessoas que irão a Lisboa para o evento do IDP receberam convites para um encontro da XP Investimentos na capital portuguesa. A assessoria da XP, no entanto, negou que a empresa esteja promovendo algum evento. O CEO do banco, José Berenguer, é um dos palestrantes do primeiro dia do Fórum organizado por Gilmar Mendes na mesa "Financiando o Desenvolvimento", que acontece às 14h.

Enquanto o Fórum Jurídico acontece, os ministros e parlamentares que estarão presentes foram liberados para participar das sessões de forma remota. O Instituto não custeia os gastos com passagem e hospedagem dos participantes do Fórum.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

'Gilmarpalooza': eventos paralelos disputam convidados em Lisboa - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política