Topo

Marina Silva diz que fogo no Pantanal é por ação humana: 'Serão indiciados'

Do UOL, em São Paulo

01/07/2024 18h49

O Brasil registrou 35.938 focos de incêndio entre 1º de janeiro e 1º de julho, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). É o maior número desde 1998. A ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, disse que os focos são criminosos e que a PF vai indiciar quem iniciou as queimadas.

O que aconteceu

São mais de 13 mil incêndios no Cerrado e na Amazônia e mais de 3,5 mil no Pantanal. Segundo a ministra Marina Silva, a maior parte dos incêndios são criminosos e têm início em propriedades privadas. "É por ação humana", disse.

Doze municípios decretaram situação de emergência. O mais afetado foi Corumbá, com 2.356 focos, segundo o INPE (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). "Sobrevoamos e posso dizer para vocês que nas regiões em que o incêndio aconteceu é algo desolador, e dá uma mistura de tristeza, de imensa tristeza e indignação", relatou a ministra.

Relacionadas

A Polícia Federal investiga a autoria dos focos em propriedades privadas. "Sabemos quais são os focos de onde surgiu a propagação", contou a ministra. "Assim que as pessoas que iniciaram esses focos forem identificadas, serão indiciadas. Até agora temos 18 ou 19 focos criminosos identificados, a PF está investigando. O que nós podemos dizer agora, é que a maioria dos incêndios estão acontecendo em propriedades privadas."

São 500 pessoas enfrentando o fogo, oito helicópteros estão sendo utilizados no combate. "Os grupos de brigadistas envolvem o trabalho do Ibama, através dos nossos brigadistas e do ICMBio, juntamente com a Marinha, que também tem um conjunto de pessoas treinadas para fazer enfrentamento de fogo."

Brigadistas e o Ibama estão agindo para identificar os focos e colaborar com a PF na identificação dos suspeitos. Segundo a ministra, o plano de ação que surgiu da colaboração entre o governo federal e os governos do estado proíbe, terminantemente, qualquer uso de fogo no Pantanal.

Temos focos de calor que são provocados pela ação humana, que quer dizer desmatamento, aumenta desmatamento, aumenta queimadas. Tanto é que os municípios que mais desmatam são os que mais têm incêndios.
Marina Silva, ministra de Estado do Meio Ambiente e Mudança do Clima

Nesse momento nós identificamos que houve um aumento de umidade, baixa velocidade de ventos, o que faz com que a gente, somando tudo isso à intensa ação dos nossos brigadistas do Corpo de Bombeiros, a gente esteja vendo um resultado que tem sido progressivamente positivo.
Marina Silva

Saber que aquilo acontece em função do desrespeito para com os alertas que vêm sendo dados, e nesse caso a Polícia Federal já está fazendo o indiciamento daqueles que devem ser indiciados, nós já sabemos de onde veio a área de propagação desse fogo, e quando a gente vê aquela cena é o que nos causa tristeza e indignação.
Marina Silva

A partir de agora está terminantemente proibido qualquer uso de fogo no Pantanal. A gente já tinha decretado, já tinha feito por portaria, em abril do ano passado. Agora os governos dos estados decretaram a proibição do uso do fogo. Não importa a finalidade. Terminantemente proibido.
Marina Silva

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Marina Silva diz que fogo no Pantanal é por ação humana: 'Serão indiciados' - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Política