Dom Odilo Scherer sofre queda na rua, fratura punho e passa por cirurgia
Do UOL, em São Paulo
02/12/2024 14h17Atualizada em 02/12/2024 14h27
O arcebispo de São Paulo, dom Odilo Scherer, 75, fraturou o punho esquerdo na última quarta-feira (27) ao escorregar na rua, mas passa bem, de acordo com a arquidiocese.
O que aconteceu
A queda ocorreu em Campos do Jordão, interior paulista. "Ele escorregou no asfalto molhado em frente à casa onde estava reunido com os bispos", confirmou ao UOL a Arquidiocese de São Paulo. Ele participava de reuniões com bispos auxiliares.
Relacionadas
Dom Odilo passou por cirurgia. "Ele teve uma fratura na região do punho esquerdo. Foi submetido a uma cirurgia na sexta-feira, 29/11, recebeu alta no dia seguinte e passa bem", diz a arquidiocese.
Inclusive, já participou de compromissos públicos no fim de semana, como reuniões e celebrações.
Arquidiocese de São Paulo
Dom Odilo renunciou ao cargo
Em 8 de outubro de 2024, Dom Odilo renunciou ao comando da arquidiocese. O papa Francisco aceitou a renúncia, mas pediu que ele continue no cargo até o fim de 2026.
A renúncia equivale à aposentadoria. Dom Odilo chegou aos 75 anos no dia 21 de setembro, idade limite para que um bispo seja dispensado de suas funções. Depois de aceito o pedido de renúncia, o religioso se torna bispo emérito.
O gaúcho dom Odilo Scherer foi nomeado arcebispo de São Paulo por Bento 16, em março de 2007. Na época, ele era secretário-geral da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil). Dom Odilo sucedeu dom Cláudio Hummes, de quem já era bispo-auxiliar na arquidiocese.
Antes de o argentino Jorge Mario Bergoglio ser escolhido papa, em 2013, Odilo chegou a aparecer entre os cotados.
Sigamos em frente, preparando-nos mediante a oração para viver intensamente o Ano Jubilar de 2025, como 'peregrinos de esperança'. Procuremos caminhar juntos na realização do 'Projeto Emergencial de Pastoral 2024-2026', vivendo a comunhão, a conversão e a renovação missionária de nossa Arquidiocese.
Dom Odilo ao aceitar o pedido do papa