Prêmio UOL de Conteúdo

Confira os trabalhos finalistas e vencedores da terceira edição

Do UOL em São Paulo Arte/UOL

O melhor conteúdo

O Prêmio UOL de Conteúdo chega em sua terceira edição e celebra a excelência em produção de conteúdo, relevância editorial e presença em diversos segmentos. São mais de 350 profissionais contratados entre jornalistas, designers, programadores, engenheiros, produtores audiovisuais, 161 blogueiros e colunistas, e centenas de colaboradores que entregam jornalismo plural e responsável para mais de 6 milhões de usuários que acessam os canais do UOL diariamente.

Exatos 256 trabalhos foram inscritos, avaliados pela direção de Conteúdo do UOL e, posteriormente, submetidos ao júri misto, formado por Eco Moliterno (Accenture Interactive), Eliane Dias (SOS Racismo), Fióti (cantor), Flávia Oliveira (GloboNews) Juca Kfouri (UOL Esporte), Malu Gaspar (Revista Piauí), Mário Magalhães (jornalista e escritor), Monique Evelle (SHARP), Otaviano Costa (apresentador e ator), Paulo Lins (escritor), Ricardo Kotscho (Jornalistas pela Democracia), Sheila Magalhães (Rede BandNews FM), Tiago Abravanel (cantor), Xan Ravelli (Soul Vaidosa) e Zeca Camargo (apresentador). Cada obra foi analisada por critérios como investigação, apuração, relevância, ineditismo, inovação e impacto social.

Os melhores formam o grupo de finalistas e vencedores, divididos em 5 categorias principais: Melhor História/Narrativa Original, Iniciativa Inovadora, Investigação Jornalística, Melhor Entrega de Tecnologia & Interface e Produto Audiovisual. A comissão avaliadora ainda indica e elege o vencedor do Grande Prêmio UOL, categoria especial que revela o projeto de conteúdo de maior destaque do ano.

O Prêmio UOL de Conteúdo reconhece ainda a criatividade, o comprometimento, a paixão, o profissionalismo e a resiliência de todos os profissionais envolvidos em todas as iniciativas que contribuíram para o fortalecimento do maior veículo jornalístico do país*.

*Fonte: Comscore Media Metrix - Outubro/2020

Arte/UOL

2020 no UOL

O ano se inicia com a cobertura completa do carnaval através da plataforma CarnaUOL, que ultrapassou a marca de 120 milhões de visualizações de páginas únicas. Com a chegada da maior crise sanitária da história recente, UOL intensificou a produção de conteúdo para proporcionar a melhor cobertura do assunto mais urgente do mundo. Os esforços registraram a maior audiência da história do portal, com 1,04 bilhão de visitas no mês de abril.

O período foi marcado também pelo lançamento de projetos como NOSSA, o novo canal de estilo de vida do UOL; de SPLASH, a vertical de entretenimento do UOL; da primeira temporada do Conexão VivaBem e dos eventos digitais Semana da Saúde Mental VivaBem e Ageless Talks de VivaBem; do Manual Universa de Jornalismo e das edições de Universa Talks sobre mulheres no mercado de trabalho e autoestima feminina promovidos por Universa; e de produções como UOL Debate, Otalab, Amor de Bicho e O Vampiro de Niterói, lideradas por MOV.

Já UOL Esporte desenvolveu o podcast Futebol Bandido e o selo Futebol Muleke, destinado ao público adolescente. UOL Economia apresentou o serviço por assinatura UOL Economia+, que promove a educação financeira de forma descomplicada. ECOA, a plataforma UOL por um mundo melhor, lançou a série de reportagens O Mundo Pós-Covid-19 e Re-construção para falar sobre pessoas e ideias que oferecem diferentes maneiras de ver e lidar com nosso mundo e sociedade durante e após a pandemia. Além da produção intensiva de conteúdo sobre a pandemia e as diversas crises políticas do país, UOL Notícias produziu uma extensa cobertura em nível nacional das eleições municipais, com mais de 75 milhões de visitas entre os meses de outubro e novembro.

Arte/UOL

Grande Prêmio UOL

UOL Esporte - Futebol Bandido

O Grande Prêmio UOL é a categoria especial que reconhece o conteúdo de maior destaque em 2020. O trabalho vencedor resume, de forma objetiva e universal, todas as qualidades do melhor conteúdo UOL, independentemente do formato ou plataforma.

Produzido por UOL Esporte em parceria com MOV, o podcast Futebol Bandido revisita crimes e polêmicas diversas que aconteceram no mundo do esporte. A segunda temporada do programa teve como tema o brutal assassinato do ex-jogador do São Paulo Daniel Corrêa. Em seis episódios, os repórteres reconstruíram a história com o que aconteceu antes, durante e depois do crime.

Autores: Adriano Wilkson, Bruno Doro, Fernanda Schimidt, Juliana Carpanez, João Pedro Pinheiro, Karla Torralba e Mathias Pape.

Ler mais

"Quem começa a ouvir este podcast não consegue parar antes de ouvir o último episódio, mesmo já sabendo o final. Nunca tinha visto, quer dizer, ouvido, nada parecido nesta plataforma."

Ricardo Kotscho, integrante do Jornalistas pela Democracias

Ricardo Matsukawa/UOL

Melhor História / Narrativa Original

UOL Notícias - Tempo É Vida

A reportagem de UOL Notícias acompanhou uma das equipes de suporte avançado do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) de São Paulo durante 12 horas. Na reportagem, detalhes minuciosos, profundos e humanizados da rotina de profissionais da saúde que correm contra o tempo para salvar vidas.

No fim junho de 2020, época que a reportagem foi produzida, o país contabilizava 59.656 óbitos em decorrência do coronavírus.

Autores: Talyta Vespa, Clarice Cardoso, Lucas Lima, Ricardo Matsukawa e René Cardillo.

Ler mais

Souberam usar melhor todos os artifícios, todas as ferramentas que uma narrativa digital permite. Nada mais justo que premiar uma narrativa que conta a vida real desses heróis que são os atendentes que socorrem as pessoas e que estão tendo infelizmente mais trabalho do que nunca.

Eco Moliterno, diretor de criação da Accenture Interactive

Melhor História/Narrativa Original

Finalistas

Arte/UOL

Diário de um Feminicídio

Reportagem especial de UNIVERSA

Ler mais
Arte/UOL

Futebol Bandido

Podcast de UOL Esporte

Ler mais
Ueslei Marcelino

Investigação Jornalística

UOL Notícias - Dossiê Antifascista

O colunista Rubens Valente divulgou, em primeira mão, a existência do Dossiê Antifascista, que foi produzido em uma operação sigilosa da Seopi (Secretaria de Operações Integradas), uma das cinco secretarias subordinadas ao ministro André Mendonça.

Autor: Rubens Valente

Ler mais

A reportagem foi um furo jornalístico retumbante. Como registro taquigráfico do nosso tempo, revelou a ação liberticida do Ministério da Justiça contra oposicionistas. Foi também descoberta de envergadura histórica, o retrato de uma era de intolerância.

Mário Magalhães, jornalista e escritor

Investigação Jornalística

Finalistas

Bruno Braz / UOL

Ninho do Urubu

Reportagem de UOL Esporte

Ler mais
Reprodução/Instagram via BBC

A Rachadinha e a Eleição de 2018

Série de reportagens de UOL Notícias

Ler mais
Reprodução

Produto Audiovisual

TAB - "O Pior Racismo é Aqui"

Em entrevista exclusiva ao TAB, o rapper Emicida fala sobre seus projetos Amarelo e AmareloPrisma, racismo e política.

Autores: Lígia Carriel, Olívia Fraga, Raquel Arriola e Tiago Dias.

Ler mais

É um marco de referência de um artista completo, multitalentoso e como uma compreensão do tempo muito rara e que precisa ser referenciada.

Flávia Oliveira, comentarista da GloboNews

Produto Audiovisual

Finalistas

Arte/UOL

O Vampiro de Niterói

Série investigativa de MOV

Ler mais
Mariana Pekin/UOL

Estúdio UOL

Programa musical de MOV e SPLASH (atual UOL Entretenimento)

Ler mais
Arte/UOL

Melhor Entrega de Tecnologia & Interface

UOL Planeja

Ferramenta interna do UOL criada para ajudar a reorganizar a gestão, o fluxo e a curadoria de quase 2.000 itens de conteúdo que são enviados diariamente pelas equipes de produção às áreas de distribuição de conteúdo.

Autores: Carina Maki Hata, Fagner Janderson da Silva, Giovanni Pereira dos Santos Oliveira, Gustavo de Arruda Paes e Ricardo Oliveira Gomes.

Arte/UOL

Iniciativa Inovadora

Estúdio Virtual MOV

Num ano de muitos lançamentos, novidades e desafios, o prêmio desta categoria vai para a implantação de um sistema que viabilizou mais de 600 produções ao longo de 2020, entre gravações de entrevistas e podcasts, transmissões ao vivo de debates, entrevistas, eventos e programas de forma remota, com os profissionais trabalhando no sistema de home office.

Autores: Danillo Sperandio, Eduardo Bonavita, Fabrício Venâncio, Paulo Pereira e Vinícius Andrade.

Topo