Bem-estar

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Para fazer a série de 10 exercícios indicados pela terapeuta ocupacional Tatiana Reis, especialista no método Self-healing, você vai precisar de uma cama elástica (opcional), uma bola de qualquer tamanho, um óculos (pode ser de plástico mesmo) com um dos olhos (o mais forte) tapado com papel ou plástico preto, fita crepe ou dupla face e papel preto (tipo cartolina), cortado no formato 5 x 7 cm. Os exercícios devem ser feitos sem óculos de grau ou lentes de contato Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 1 - Automassagem têmporas: com as pontas dos dedos, fazer movimentos circulares nas têmporas, ao lado das sobrancelhas. Repetir o movimento por entre um a dois minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 1 - Automassagem têmporas: com as pontas dos dedos, fazer movimentos circulares nas têmporas, ao lado das sobrancelhas. Repetir o movimento por entre um a dois minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 2 - Automassagem testa: com as pontas dos dedos, fazer movimentos circulares logo acima das sobrancelhas. Repetir o movimento por entre um a dois minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 2 - Automassagem testa: com as pontas dos dedos, fazer movimentos circulares logo acima das sobrancelhas. Repetir o movimento por entre um a dois minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 3 - Automassagem pescoço: com as pontas dos dedos das duas mãos lado a lado, apertar levemente e região do pescoço logo abaixo da orelha. Repetir o mesmo movimento do outro lado. Tempo total dos dois lados: de um a dois minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 4 - Automassagem ombros: com a mão fechada sobre o ombro, apertá-lo levemente. Repetir o mesmo movimento do outro lado. Tempo total dos dois lados: de um a dois minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 4 - Automassagem ombros: com a mão fechada sobre o ombro, apertá-lo levemente. Repetir o mesmo movimento do outro lado. Tempo total dos dois lados: de um a dois minutos. Fazer todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 5 - Palming: buscar um local confortável para apoiar os cotovelos e relaxar os ombros. Esfregar as duas mãos por cerca de 20 segundos para esquentá-las e então colocá-las espalmadas sobre os olhos fechados. Não pressionar, apenas encostá-las de forma suave. Permanecer assim por cerca de seis minutos. Fazer todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 5 - Palming: buscar um local confortável para apoiar os cotovelos e relaxar os ombros. Esfregar as duas mãos por cerca de 20 segundos para esquentá-las e então colocá-las espalmadas sobre os olhos fechados. Não pressionar, apenas encostá-las de forma suave. Permanecer assim por cerca de seis minutos. Fazer todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 6 - Estimulação da visão periférica: para este exercício você vai precisar de um papel preto mais duro, tipo cartolina, cortado no formato 5 x 7 cm e uma fita crepe ou dupla face, que será colocada atrás. Cole o papel entre as duas sobrancelhas, olhe para a frente e faça movimentos de sobe e desce dos braços, sempre movimentando também os dedos. Repetir por cinco minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 6 - Estimulação da visão periférica: para este exercício você vai precisar de um papel preto mais duro, tipo cartolina, cortado no formato 5 x 7 cm e uma fita crepe ou dupla face, que será colocada atrás. Cole o papel entre as duas sobrancelhas, olhe para a frente e faça movimentos de sobe e desce com os braços, sempre movimentando também os dedos. Repetir por cinco minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 6 - Estimulação da visão periférica: para este exercício você vai precisar de um papel preto mais duro, tipo cartolina, cortado no formato 5 x 7 cm e uma fita crepe ou dupla face, que será colocada atrás. Cole o papel entre as duas sobrancelhas, olhe para a frente e faça movimentos de sobe e desce dos braços, sempre movimentando também os dedos. Repetir por cinco minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 7 - Balanço longo: com o braço estendido à frente, olhe para a ponta do dedo indicador. Faça movimentos circulares com o braço, como se fosse um pêndulo, sem tirar os olhos da ponta do dedo. Manter o braço sempre relaxado. Repetir de dois a três minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 7 - Balanço longo: com o braço estendido à frente, olhe para a ponta do dedo indicador. Faça movimentos circulares com o braço, como se fosse um pêndulo, sem tirar os olhos da ponta do dedo. Manter o braço sempre relaxado. Repetir de dois a três minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 7 - Balanço longo: com o braço estendido à frente, olhe para a ponta do dedo indicador. Faça movimentos circulares com o braço, como se fosse um pêndulo, sem tirar os olhos da ponta do dedo. Manter o braço sempre relaxado. Repetir de dois a três minutos todos os dias Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 8 - Estimulação do olho mais fraco: para esse movimento, você vai precisar de uma cama elástica, um óculos tapado com papel ou plástico preto do lado do seu olho mais forte (aquele que tem o grau da lente menor) e uma bola de qualquer tamanho. O movimento pode ser feito de duas formas. Enquanto se pula na cama, uma pessoa joga a bola para o praticante do exercício, que a devolve. Ou a pessoa mesmo joga a bola para o alto ou de uma mão para a outra, enquanto pula na cama. Quem não tem cama elástica pode fazer no chão mesmo. Não praticar por mais de cinco minutos de cada vez para não estressar o olho fraco. Repetir duas ou três vezes no dia Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 8 - Estimulação do olho mais fraco: para esse movimento, você vai precisar de uma cama elástica, um óculos tapado com papel ou plástico preto do lado do seu olho mais forte (aquele que tem o grau menor) e uma bola de qualquer tamanho. O movimento pode ser feito de duas formas. Enquanto se pula na cama, uma pessoa joga a bola para o praticante do exercício, que a devolve. Ou a pessoa mesmo joga a bola para o alto ou de uma mão para a outra, enquanto pula na cama. Quem não tem cama elástica pode fazer no chão mesmo. Não praticar por mais de cinco minutos de cada vez para não estressar o olho fraco. Repetir duas ou três vezes no dia Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 9 - Estimulação pelo sol: em pé ou sentado, com o rosto em direção ao sol e os olhos fechados, vire a cabeça de um lado para o outro (como se estivesse fazendo um movimento de "não" com a cabeça), banhando os olhos com a luz solar. Faça um movimento lento e suave. Fazer por entre dez e 20 minutos, sempre que houver sol Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 9 - Estimulação pelo sol: em pé ou sentado, com o rosto em direção ao sol e os olhos fechados, vire a cabeça de um lado para o outro (como se estivesse fazendo um movimento de "não" com a cabeça), banhando os olhos com a luz solar. Faça um movimento lento e suave. Fazer por entre dez e 20 minutos, sempre que houver sol Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 9 - Estimulação pelo sol: em pé ou sentado, com o rosto em direção ao sol e os olhos fechados, vire a cabeça de um lado para o outro (como se estivesse fazendo um movimento de "não" com a cabeça), banhando os olhos com a luz solar. Faça um movimento lento e suave. Fazer por entre dez e 20 minutos, sempre que houver sol Aline Arruda/UOL Mais

Exercício 10 - Olhar a distância: pare e contemple algum ponto distante no horizonte por dez minutos, duas vezes ao dia. É importante piscar suavemente, respirar profundo e não deixar os olhos fixos em um único ponto, mas movimenta-los pela imagem Aline Arruda/UOL Mais

Veja em 10 passos como usar o método Self-healing para melhorar a sua visão

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