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FAÇA O QUE GOSTA: em primeiro lugar, descubra o que você gosta de fazer. Vale experimentar várias modalidades até escolher as que mais têm a ver com você. "Invista em algo que remeta a experiências positivas do passado, com a qual tenha afinidade", aconselha a psicóloga Carla Di Pierro Shutterstock Mais

ALONGUE: varie, na medida do possível, para colher benefícios de diferentes atividades. "Pratique exercícios aeróbicos cardiovasculares, de 20 a 30 minutos, outros para fortalecimento muscular e, se possível, inclua também o alongamento", sugere o professor da Competition, Elcio Carvalho Neto Shutterstock Mais

CONHEÇA PESSOAS: se gosta de gente, prefira se exercitar em locais atraentes, com pessoas interessantes, para compartilhar o momento e aumentar seu círculo social Shutterstock Mais

COMECE PELO BÁSICO: inicie pelo básico e vá aumentando a dificuldade apenas quando perceber que está apto a mudar de nível. "Assim, evita ficar frustrado e desanimar", diz Pierro Marizilda Cruppe/BBC Brasil Mais

AGENDE-SE: determine dias e horários fixos para se exercitar. E lembre-se: a ginástica precisa conquistar tempo e espaço determinados na sua vida. Vale estabelecer objetivos semanais, fazer ginástica x vezes por semana, por exemplo, e se recompensar, depois, com algo que lhe dê muita satisfação Thinkstock Mais

ATIVIDADES AQUÁTICAS: mulheres podem se beneficiar bastante das atividades aquáticas, como natação e hidroginástica, que também são divertidas e permitem formar grupos, conhecer pessoas. "Futebol, vôlei, basquete, handebol, tênis são muitos os esportes que trazem alívio para a mente e o corpo", diz o professor da Competition. Carla Di Pierro sugere convidar amigos para treinar e selecionar as músicas que mais aprecia Shutterstock Mais

REGISTRE SUA EVOLUÇÃO: verifique sua condição física por meio da percepção de esforço. "No primeiro dia, anote de 0 a 10, sendo 0 nenhum esforço e 10 o máximo que consegue. Depois, continue registrando e construindo um quadro do seu desempenho. Isso ajudará a perceber mesmo as mudanças positivas mais sutis", ressalta Carla Di Pierro, acrescentando ser importante definir metas a médio e longo prazos Getty Images Mais

PERSONAL: o profissional de educação física pode ser um grande incentivador. E isso não apenas porque detém formação específica, mas, também, porque motiva, instrui, aponta avanços, identifica resultados. "Escolha alguém de que goste e confie para supervisionar sua malhação", aconselha a terapeuta Think Stock Mais

ALIMENTAÇÃO: junto com a ginástica, cuide da alimentação. "Diminua a ingestão de alimentos com muita caloria e, muitas vezes calorias vazias, e priorize o que faz bem: frutas, legumes, verduras, carnes e queijos magros", diz Elcio Carvalho Neto Thinkstock Mais

COMPARTILHE: divida suas intenções e seus avanços com pessoas que estão torcendo por você e ajudando no que for preciso. Elas poderão dar apoio nos momentos de desmotivação e auxiliá-lo a retomar seu caminho, elogiando-o sempre ThinkStock Mais

LUCRO: por fim, conscientize-se do quanto está lucrando em termos de saúde. "A ginástica favorece o funcionamento fisiológico, evita doenças cardiovasculares, obesidade e diabetes, melhora o humor e dá mais disposição e otimismo para seguir em frente", conclui a psicóloga Cristiane Moraes Pertusi Thinkstock Mais

Veja algumas dicas para se tornar um malhador regular

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