São Paulo inicia campanha de doação de sangue
Com a queda de 40% no estoque de sangue no Estado de São Paulo em setembro, a Secretaria de Estado da Saúde iniciou esta semana uma campanha para incentivar os paulistas à doação. De acordo com a pasta, o objetivo da Campanha de Doação de Sangue é aumentar o estoque que diminuiu por conta do frio, que costuma provocar uma queda de cerca de 30% nas doações, e um possível receio da população em frequentar locais fechados e hospitais por conta do vírus da Influenza A (H1N1), popularmente conhecida como gripe suína.
UTILIDADE PÚBLICA |
---|
São Paulo inicia campanha de doação de sangue; veja outras campanhas na saúde |
SÃO PAULO CONTINUA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA POLIOMIELITE |
HOSPITAL DO MARANHÃO PROMOVE CAMPANHA DE DOAÇÃO DE ÓRGÃOS |
UOL CIÊNCIA E SAÚDE |
"É sempre importante reafirmar a importância da doação regular de sangue. O procedimento é completamente seguro e ajuda a salvar vidas. Com o fim do inverno e a forte queda dos casos de gripe, dois dos possíveis motivos para a diminuição nas doações, é fundamental que a população volte aos postos de coleta de sangue em todo o Estado", afirma Osvaldo Donnini, coordenador da Hemorrede.
Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar descansado e alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação) e ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas que antecedem a doação. A lista de endereço dos postos de coleta de todo o Estado pode ser consultada no site www.saude.sp.gov.br.