Topo

Sistema de identificação de bolsas de sangue está atrasado

Pelo novo sistema, chamado padrãoISBT128, todas as bolsas receberão uma etiqueta "inteligente", com código de barras - Filipe Redondo/Folhapress
Pelo novo sistema, chamado padrãoISBT128, todas as bolsas receberão uma etiqueta 'inteligente', com código de barras Imagem: Filipe Redondo/Folhapress

Em São Paulo

19/06/2012 12h13

O Ministério da Saúde prorrogou o prazo para a implementação de um sistema internacional de identificação de bolsas de sangue no país.

A iniciativa, que funcionará como uma espécie de RG da bolsa de sangue, foi divulgada em dezembro pelo Jornal da Tarde. À época, a pasta prometia instalar o sistema até o final deste ano, mas o prazo foi estendido na segunda-feira (18) para "até o início da Copa do Mundo de 2014", segundo o médico Guilherme Genovez, à frente da Coordenadoria Nacional de Sangue e Hemoderivados da pasta.

Pelo novo sistema, chamado padrãoISBT128, todas as bolsas receberão uma etiqueta 'inteligente', com código de barras contendo informações sobre o material: país de origem, data e local em que o sangue foi colhido e exames aos quais foi submetido. O padrão é aprovado nos Estados Unidos e na Europa.

O número128 representa o total de caracteres utilizados para compor o código de barras nas etiquetas ISBT. O sistema binário decodifica as informações sobre o material e os transcreve numa linguagem informatizada e universal. As informações são do Jornal da Tarde.