Topo

Hospital de Campinas investiga contágio de tuberculose em recém-nascidos

Ricardo Brandt

Em Campinas

27/11/2013 16h26

Mais um hospital de Campinas (SP) investiga a contaminação por tuberculose em recém-nascidos. O Hospital Celso Pierro, da Pontifícia Universidade Católica (PUC-Campinas), começou uma triagem para identificar a presença do bacilo de Koch em 62 bebês nascidos entre 23 de fevereiro e 14 de abril, que passaram pela Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. De acordo com nota do hospital, a mãe de um dos bebês que frequentou a UTI nesse período foi diagnosticada com tuberculose em outubro.

Desde o dia 23, os bebês e os pais são chamados para consultas e exames no hospital. Os telefones (19) 3343-8497 e (19) 3343-8317 podem ser usados para tirar dúvidas.

Em 2012, o Hospital Madre Theodora, na cidade, iniciou investigação de um surto de tuberculose entre bebês nascidos entre janeiro e junho daquele ano, que passaram por uma das alas da maternidade, em que uma funcionária estava contaminada. Pelo menos 110 crianças tinham sido contaminadas, depois da análise de mais de mil.

O caso só foi descoberto depois que três recém-nascidos atendidos na rede pública de saúde nascidos no Madre Theodora apresentaram a doença. Transmitida pelo bacilo de Koch, ela é conhecida por afetar, principalmente, os pulmões, mas também pode atingir outros órgãos. Bebês não são transmissores da bactéria.