Topo

Vizinhos de Sauípe exigem vacinação contra meningite C

Heliana Frazão

Especial para o UOL Ciência e Saúde<br>Em Salvador

14/09/2011 19h22

Moradores do distrito de Subaúma, localizado no litoral Norte da Bahia, próximo a Sauípe, realizaram um protesto nesta quarta-feira, 14, cobrando vacina contra Meningite C para a toda a população. Para chamar a atenção das autoridades eles interditaram o  trecho da BA-506 entre Costa do Sauipe e a região de Sítio do Conde. A cobrança deve-se ao medo de que o surto de meningite identificado esta semana na região atinja um número maior de pessoas naquela cidade.

  Esta semana, a Secretaria Estadual de Saúde confirmou o registro de sete casos, com três mortes. Quatro pessoas permanecem internadas no Hospital Couto Maia, referência no tratamento de doenças infecto contagiosas, uma delas em estado grave. Todos os infectados são funcionários do Complexo Hoteleiro de Sauípe.   

  Os moradores da região acreditam que a população local esteja suscetível a contrair a doença, de fácil propagação, devido ao fato de muitos moradores trabalharem no Complexo Hoteleiro.

  A Vigilância Epidemiológica de Salvador informou que vem realizando a administração de antibióticos (quimioprofilaxia) em pessoas que estiveram em Costa de Sauipe nesse período, e que todos os que tiveram contato direto com os infectados já foram imunizados. As pessoas atendidas foram selecionadas após investigação epidemiológica, pois quem não teve contato prolongado com as vítimas da doença, não precisavam ser medicadas.

  Em reunião realizada em Salvador, entre representantes do governo do Estado e empresários do setor hoteleiro do Litoral Norte decidiram antecipar o plano de vacinação dos funcionários do setor turístico da região. Entre 10 mil a 12 mil pessoas deverão ser vacinadas contra meningite C e outras doenças contagiosas como sarampo, hepatite, febre amarela, tétano e gripe H1N1.

  O projeto já vinha sendo desenhado com vistas à Copa 2014, mas o surto de meningite em Sauípe antecipou a medida.  “Vamos oferecer as vacinas para um contingente estimado entre 10 mil e 12 mil pessoas, em toda a cadeia produtiva do turismo: hotéis, artesanato, barracas de praia”, informou o presidente da Associação Comercial e Turística de Praia do Forte, Firmo de Azevedo.

  Ainda não foi divulgada a data para início da campanha. Também ficou acordado que os custos da campanha serão divididos entre o governo estadual e o setor privado.

De acordo com a Sesab, foram registrados até julho deste ano 550 casos de meningites  em toda a Bahia. Em todo o ano de 2010 foram 1006 casos da doença no Estado.