Topo

Trabalho da mãe durante gravidez afeta surgimento de asma em crianças

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

27/09/2011 09h49

Pessoas expostas a certas substâncias químicas correm o risco de desenvolver problemas respiratórios. Mas, de acordo com um novo estudo o ambiente de trabalho da mãe durante a gravidez pode contribuir para surgir asma em crianças.

Pesquisadores analisaram a saúde de 43 mil crianças com sete anos e perguntaram a suas mães onde elas trabalharam durante a gravidez.
Mulheres que tinham ocupações na área de peças de veículos, móveis de madeira, sapatos, colas e tinta, tinham duas vezes mais chances de ter filhos com o problema respiratório.

Os resultados também levaram em consideração outros fatores como idade, peso, se a mãe fumava e se tinha bichos de estimação em casa.

O estudo foi o primeiro feito em larga escala para descobrir a associação entre a exposição da mãe durante o trabalho e a asma em crianças. Dr Berit Hvass Christensen, pesquisador envolvido no projeto da Faculdade Pública de Saúde na Dinamarca, acredita que os resultados ainda estão em fase modesta e mais pesquisas são necessárias para determinar quais substâncias que seriam prejudiciais.

A descoberta foi apresentada no Congresso Europeu Anual da Sociedade Respiratória (ANI) em Amsterdã.