Topo

Exercícios físicos reduzem riscos de desenvolver glaucoma, diz estudo

Do UOL Ciência e Saúde

Em São Paulo

25/10/2011 15h54

Praticar exercícios físicos será a próxima recomendação dos médicos para pacientes diminuírem o risco de desenvolver glaucoma. É o que sugere estudo científico divulgado na revista Investigative Ophthalmology & Visual Science.

De acordo com a publicação, um maior nível de atividade física mostrou um benefício a longo prazo em reduzir os riscos de pressão baixa de perfusão ocular (OPP), um fator importante para desenvolver o glaucoma.

O estudo examinou a relação entre prática de atividades e eventuais doenças oculares em mais de cinco mil homens e mulheres com idade entre 48 e 90 anos. Os participantes detalharem sua saúde e estilo de vida em um questionário e foram assessorados sobre praticar atividades combinadas a trabalho e lazer.

De 2006 a 2010 eles tiveram medição de pressão intra-ocular (IOP), sistólica e pressão arterial diastólica examinadas.

O resultado mostrou que os que faziam atividades físicas moderadas por mais de 15 anos tiveram uma redução de 25% em desenvolver baixos níveis de perfusão ocular (OPP).

Para o autor do estudo, Paul J. Foster, a doença está ligada a exercícios que trabalham a parte cardiovascular. O único fator de risco para desenvolver glaucoma, antes da descoberta do estudo, era a pressão intra-ocular, que podia ser alterada por medicação, laser ou cirurgia.