Fibra aliada ao ômega 3 protege corpo contra câncer de cólon, destaca estudo
Colocar fibras e ômega 3 na dieta ajuda a proteger o corpo contra o câncer de cólon. É o que destaca estudo realizado na Texas A&M University. Mas se a fibra for aliada a outro tipo de gordura, como a de óleos vegetais, o efeito anticancerígeno diminui.
Robert Chapkin, autor da pesquisa, e sua equipe coordenaram o estudo feito em ratos e usaram ômega 3 e butirato, composto que se forma quando a fibra solúvel é quebrada no cólon. Os ratos alimentados com esses dois compostos reduziram a formação de tumor no cólon.
Já, os animais que tiveram dieta na base de fibras e óleo de milho tiveram aumento no surgimento da doença.
O estudo identificou que o butirato e o ômega 3 matam células não saudáveis ou danificadas no cólon, o que é bom, pois se elas ficam na região podem se tornar cancerígenas.
O estudo, entretanto, ainda não certificou se ingerir esses dois alimentos juntos tem os mesmos efeitos nos seres humanos que os encontrados nos ratos
Consumo indicado
Chapkin sugere que cada indivíduo consuma cerca de 3 gramas de ômega 3 diariamente. A substância pode ser encontrada em peixes magros, como salmão e sardinha, além de suplementos.
Hoje nos Estados Unidos a média de consumo de ômega 3 por cidadão é de 5% do montante indicado pelo cientista, 150 miligramas.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.