Topo

SUS contará com mais 185 laboratórios de próteses dentárias

Do UOL

Em São Paulo

13/01/2012 13h10

O Ministério da Saúde credenciará mais 185 novos Laboratórios Regionais de Prótese Dentária (LRPD) em 18 estados. A iniciativa faz parte do programa Brasil Sorridente que tem como meta reduzir o número de brasileiros com falhas na arcada dentária ou sem dentes. Cada unidade terá capacidade de produzir até 130 mil próteses dentárias por ano.

Os laboratórios são unidades que atuam integrados com os demais serviços de saúde bucal e produzem dois tipos de prótese - totais (dentaduras) e parciais (coroas e pontes). As próteses dentárias já são oferecidas desde 2011 pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Segundo o coordenador de Saúde Bucal do Ministério da Saúde, Gilberto Pucca, todo o cidadão precisa ter direito à uma dentição adequada, pois a falta de dentes na boca afeta pode afetar até mesmo na busca de uma vaga no mercado de trabalho.

Beneficiados

Os novos laboratórios funcionarão nos estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.

(Com Agência Saúde)