Conteúdo publicado há 25 dias
OpiniãoPolítica

Sakamoto: está quente e difícil de respirar? Calma, ainda vai piorar muito

Com a onda de calor e com a coluna de fumaça cobrindo o Brasil, o atual cenário que vivemos vai piorar muito, afirmou o colunista do UOL Leonardo Sakamoto durante participação no UOL News 2ª Edição desta quarta (10).

Sakamoto defende que a responsabilidade pelo caos ambiental é de governos, mas também do agronegócio, da indústria, de outras empresas, de políticos, e inclusive de nós, da sociedade, como lembrou a ministra Marina Silva no UOL News 1ª Edição.

Está todo mundo avisando, há tempos, que o planeta daria o troco. Mesmo assim, o Congresso Nacional resiste em aprovar medidas que poderiam contribuir com a redução da emissão de gases de efeito estufa ou que protegeriam florestas. Pelo contrário: atuam para reduzir a proteção de biomas e da população que os protege, como indígenas, ribeirinhos, quilombolas. Do outro lado, você tem um governo que lá fora [do Brasil] diz que vai proteger e aqui dentro defende explorar petróleo na costa amazônica do Amapá, o que significa mais carbono na atmosfera. Marina Silva e seu ministério não conseguem fazer milagre diante disso.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Um spoiler para o pessoal do Sul-Sudeste maravilha: se a Amazônia virar um grande deserto -- sim, há um processo de desertificação em curso -- a vida por aqui, como a conhecemos, também acaba. Porque parte da umidade da Amazônia é que mantém a vida aqui [com os rios voadores]. Tchau indústria, agronegócio paulista, do Sul. (...) Matamos o inverno e o verão no Sudeste, só tem calor: em uma parte do ano com poluição outra com tempestades que trazem apagões de energia. Consumimos desenfreadamente madeira, minério, carne, boi e energia da Amazônia sem calcular o impacto disso. Lançamos poluição pelos escapamentos e fábricas daqui. Está quente e difícil de respirar? Mas vai piorar, e muito. Por quê? Porque a gente fica apontando o culpado como alguém distante, quando o culpado de tudo isso também está no espelho.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O colunista também destaca que é preciso cobrar setores que deveriam ser responsabilizados, como o agronegócio e o extrativismo.

Já passou da hora de cobrar o agronegócio e o extrativismo brasileiro a terem vergonha na cara e serem parte da solução. Vemos campanha 'o agro é pop para cá, é limpo para lá, é sustentável'. Uma parte do agronegócio, não tenho dúvida nenhuma, opera com padrões alinhados com as melhores práticas internacionais. Mas não são todos.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

Também vemos associações e entidades ou políticos que representam o agronegócio no Congresso Nacional agindo pelos interesses, não desse grupo que está operando no estado da arte com trabalho decente, sustentabilidade ambiental, garantia de qualidade da água, sem grilar terras, sem destruir o meio ambiente, tratando bem as comunidades tradicionais. (...) Ao contrário, eles representam um pessoal que usa trabalho análogo à escravidão, desmata ilegalmente, ocupa terras de forma criminosa e expulsa comunidades indígenas e quilombolas, que são os grupos que mais garantem a preservação de vegetação nativa. Daí, fica difícil.
Leonardo Sakamoto, colunista do UOL

O UOL News vai ao ar de segunda a sexta-feira em duas edições: às 10h com apresentação de Fabíola Cidral e às 17h com Diego Sarza. O programa é sempre ao vivo.

Quando: De segunda a sexta, às 10h e 17h.

Continua após a publicidade

Onde assistir: Ao vivo na home UOL, UOL no YouTube e Facebook do UOL.

Veja a íntegra do programa:

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL

Deixe seu comentário

Só para assinantes