Topo

Uso excessivo de salto alto pode trazer complicações para a saúde

Do UOL

Em São Paulo

24/01/2012 11h20

Símbolo de beleza e poder, os sapatos de salto alto são os queridinhos das mulheres. Deixam as pernas mais longas e finas, além de dar mais elegância a qualquer visual. Mas de acordo com o ortopedista do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas da FMUSP, Alexandre Godoy, o uso excessivo pode trazer riscos a saúde, como lesões e deformidades nos pés e tornozelos.

O glamour dos saltos também está relacionado a outros problemas, como joanete, metatarsalgia (dor na face plantar da região dos dedos), fasceíte plantar (dor no calcanhar), entorse do tornozelo (lesão ligamentar do tornozelo), tendinite e até problemas na coluna.

Para a alegria das mulheres, evitar esses problemas é mais simples do que parece e ninguém precisa ser radical e abrir mão. Segundo o especialista, no dia-a-dia, basta usar sapatos com até seis centímetros de salto e guardar os mais altos para ocasiões especiais.

Já para aquelas que têm que usar o acessório no trabalho, como as modelos que desfilam na São Paulo Fashion Week, por exemplo, a dica do médico são exercícios físicos constantes e fortalecimento específico dos grupamentos musculares envolvidos na movimentação da coluna, do pé e do tornozelo.

Mas não é todo mundo que pode usar os saltos, mesmo com ressalvas. Pessoas que estão passando por tratamentos de lesões na topografia do pé e tornozelo estão proibidas de colocar os pés neles, pois eles prejudicam na cicatrização da lesão, alerta Godoy.