Topo

Casos de infecção por bactéria KPC estão controlados, afirma Secretaria de Saúde em SC

Do UOL

Em São Paulo

29/02/2012 19h45

Os casos de infecção pela bactéria KPC no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis (SC), já estão controlados. A informação é da Secretaria Estadual de Saúde. “Não identificamos novos casos e os pacientes já estão tendo alta", afirma Ida Zoz, coordenadora de controle de infecção da Secretaria Estadual de Saúde.

Os pacientes infectados pela bactéria foram isolados dos demais nesta terça-feira (29) e, segundo reportagem publicada no Diário Catarinense, o isolamento não tinha sido realizado antes por falta de profissionais capacitados para lidar com a situação.

Zoz afirma que o hospital não contava anteriormente com um setor específico para casos de isolamento, mas que este foi criado e os profissionais passaram por treinamentos para poder atuar no local. Todos os casos de infecção ou colonização foram isolados na unidade semi-intensiva do hospital.

O comunicado oficial da Secretaria de Saúde registra sete casos de infecção pela bactéria e 12 de colonização, sendo todos pacientes de doenças pré-existentes graves. Três pacientes morreram.

Conhecida como "superbactéria", a infecção pela KPC não tem se mantido no ambiente hospitalar. "A KPC é resistente a um grupo de antibióticos, mas ainda há vários outros disponíveis e usados para tratar essa infecção", explica Zoz.

Além disso, a bactéria costuma atingir pacientes com quebra de barreira imunológica, isto é, insuficiência renal, câncer, doenças reumáticas crônicas, doenças hepáticas, neurológicas, auto-imunes e casos de internações longas repetidas.