Topo

Método de estudo de análises sanguíneas promete detectar lesões antes que elas se manifestem

A partir da análise dos exames de sangue, suplementos são prescritos sob medida para o paciente - Getty Images
A partir da análise dos exames de sangue, suplementos são prescritos sob medida para o paciente Imagem: Getty Images

Do UOL

Em São Paulo

30/06/2012 07h00

Um método de estudo de análises sanguíneas tem sido procurado por atletas e pessoas preocupadas com o bem-estar para melhorar o desempenho e prevenir lesões.

Criado pelo farmacêutico e bioquímico Alexandre Cosendey, do Rio de Janeiro, a técnica já atraiu personalidades do esporte como o ex-jogador de futebol Romário e o pentacampeão de ultraman Alexandre Ribeiro.

O assunto é tema 39º Congresso da Sociedade Brasileira de Análises Clínicas (Sbac), que acontece entre domingo (1º) e quarta (4) no Centro de Convenções Sul América, no Rio de Janeiro.

Cosendey explica que seu trabalho começa com uma conversa com o paciente, para levantar o histórico do indivíduo, dados físicos e estilo de vida. Após a entrevista, o profissional determina quais os exames de sangue devem ser feitos.

Com os resultados em mãos, o bioquímico utiliza um software que compara os dados com os de outros 17 mil casos analisados e elabora gráficos que apontam o que precisa ser consertado no metabolismo do paciente, por meio de suplementos prescritos por um médico da equipe.

Qual a diferença em relação a outros profissionais que prescrevem fórmulas depois de analisar o sangue do paciente? Segundo Cosendey, a inovação está no foco. Em vez de pedir uma dosagem de vitamina B12, por exemplo, e depois suplementar com a quantidade que falta, o bioquímico analisa se a vitamina está cumprindo a sua função no organismo da pessoa.

Assim, é possível propor um “remédio sob medida”, evitando o consumo desnecessário de micronutrientes. “O excesso de vitaminas faz com que o organismo se ocupe em desintoxicá-lo”, justifica.

“Pela análise, posso dizer se a pessoa está desenvolvendo uma lesão antes mesmo de sentir dor”, garante Cosendey. Segundo ele, é possível eliminar até a propensão por doenças como diabetes. Além de melhorar o desempenho físico e mental.

O empresário e atleta Cristiano Costa segue o método desde setembro do ano passado, depois que colegas de triátlon sugeriram que ele procurasse Cosendey.

“O efeito não é milagroso, nem acontece do dia para noite, mas posso dizer que o cansaço diminuiu e passei a me sentir renovado com mais rapidez”, conta o empresário, que trocou os suplementos de proteínas e aminoácidos pela fórmula criada especificamente para o seu perfil metabólico.

Além de sentir melhora no desempenho, ele diz que agora ainda consegue voltar dos treinos mais longos, nos fins de semana, e sair com os dois filhos.